Blog

Direitos que todas as mães devem conhecer

09 de maio

Existe uma série de garantias para os direitos das mulheres mães. Não apenas ligados à saúde, a Constituição também prevê direitos ligados ao trabalho, estudos e sociedade. Neste artigo, traremos as principais informações sobre essas garantias.

 

Saúde durante a gestação

Para as gestantes, a esfera da saúde compreende o direito ao pré-natal e conhecimento prévio da maternidade onde o parto será realizado. Além disso, também garante o direito a um acompanhante durante as consultas e o parto, entre outros. Abaixo, listamos todos eles. Acompanhe:

 

Pré-Natal

O pré-natal é um direito garantido pelo SUS. Assim, todas as gestantes têm direito a acompanhamento gestacional mensal, a fim de garantir a saúde da mãe e do bebê durante todo o período. Também tem direito à diversos exames, como sangue, urina e Hepatite, podendo ser repetidos quantas vezes forem necessários.

 

Vinculação à maternidade

A partir do momento em que a gestante dá entrada no pré-natal, ela já tem o direito de saber onde fará o parto. Dessa forma, ela pode conhecer o local antecipadamente, e se necessário, pedir alteração. Esse direito está previsto na LEI Nº 11.634, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2007.

 

Direito a acompanhante

Durante todo o trabalho de parto, parto e pós-parto, a mulher tem o direito a um acompanhante. Assim sendo, ele é de escolha da gestante, podendo ser qualquer pessoa. Você pode acessar a LEI Nº 11.108, DE 7 DE ABRIL DE 2005 aqui.

 

Prioridade no atendimento

As gestantes devem aguardar pelas consultas sentadas. Bem como, elas não devem esperar em filas, devendo ser atendidas com prioridade. Você pode acessar a LEI No 10.048, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2000 que assegura esse direito.

 

No trabalho

Além dos direitos garantidos na saúde, a gestante também possui direitos na esfera do trabalho. Assim, além de assegurar a estabilidade, o empregador deve ainda possibilitar um ambiente para que a saúde da mãe e da criança não estejam em risco. Todos esses direitos estão presentes na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, decreto-lei nº 5.452 de 1º de maio de 1943) que pode ser acessado aqui.

 

Estabilidade

A mãe não pode ser demitida no intervalo que compreende a gestação e os próximos 5 meses após o parto. Conforme a lei, durante a licença maternidade, ela não pode ter nenhum prejuízo ao emprego nem ao salário. Você pode acessar aqui, o  art. 391 da CLT, e aqui o art. 10, inciso II, alínea “b”, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT sobre a estabilidade durante a gestação.

 

Mudança de função ou setor

Se a atividade que a mulher desenvolve apresenta riscos à saúde dela ou da criança, ela tem direito a mudar para outra atividade ou setor. Para tal fim, ela deve apresentar um atestado médico, do profissional que faz seu acompanhamento, ou do médico do trabalho.

 

Direito a consultas e exames

A mulher tem o direito de se ausentar no horário de trabalho para consultas. Assim sendo, a CLT prevê a ausência de seis vezes para exames de rotina. Caso a gravidez seja de alto risco, ela tem liberdade para consultar quantas vezes forem necessárias.

 

Afastamento remunerado

Caso a mulher precise de repouso total por longo período, ela tem o direito a auxílio-doença, como qualquer pessoa que se afasta por problemas de saúde. Dessa forma, após 15 dias de afastamento, ela deve dar entrada no pedido de benefício junto ao INSS. O artigo 59 da LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991 garante esse direito. Você pode acessar aqui.

 

Licença maternidade

A licença maternidade é garantia de todas as mães que contribuem com o INSS. Assim também, ela é válida para mulheres que deram a luz, passaram por um aborto espontâneo, deram a luz a um natimorto ou adotaram uma criança. De conformidade com a CLT, toda mãe ou adotante tem o direito a 120 dias remunerados em empresas privadas, e 180 dias em órgãos públicos. O art. 392 da CLT prevê esse direito. Você pode acessar aqui.

 

Intervalo para amamentar

A mãe tem o direito de amamentar a criança mesmo depois de voltar às atividades. Dessa maneira, diariamente, ela pode fazer dois intervalos de 30 minutos, ou um intervalo de uma hora, a combinar com o contratante. Até os seis meses de idade do filho esse direito é assegurado por lei. A amamentação em público é um direito. Uma vez que nenhuma mulher pode ser constrangida durante esse momento. Você pode acessar aqui o art. 396 da CLT, onde está previsto o direito à amamentação.

 

Nos estudos

A LEI No 6.202, DE 17 DE ABRIL DE 1975 prevê que a estudante tem direito ao afastamento por três meses, a partir do oitavo mês de gestação. Dessa forma, ela pode realizar as atividades em casa, e remarcar provas. Se necessário, e com atestado médico, esse período pode ser prolongado.

 

Direitos sociais

Na esfera social, as gestantes e mães com crianças no colo têm direito a assentos especiais em ônibus e salas de espera. Além disso, elas também têm atendimento prioritário em instituições públicas e privadas. Assim também, as mães que trabalham em empresas onde o quadro de funcionárias mulheres é menor que 30, possuem também o direito à creche gratuitamente para seus filhos.

A equipe Machado Guedes está à disposição para auxiliar as mães que necessitam de assessoria jurídica. Entre em contato conosco.

 

Além disso, as mulheres e crianças possuem outros direitos assegurados no Brasil. Para tanto, separados nossos artigos sobre as leis que amparam as mulheres, proteção à criança, matrícula escolar, e pensão alimentícia que também podem ser interessantes a você.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.