Blog

Pensão alimentícia: direitos e deveres de quem paga e recebe

19 de fevereiro

A pensão alimentícia é um valor pago mensalmente por alguém para o suprimento das necessidades de subsistência de outra pessoa. Na maior parte dos casos, a pensão alimentícia é destinada a crianças e adolescentes. Todavia, ela também pode amparar grávidas e ex-cônjuges que requeiram esse auxílio.

O pagamento da pensão pode ser feito em dinheiro, por depósito, desconto na folha de pagamento, ou, ainda, através de acordos, como pagamento de despesas pré-estabelecidas.

No Brasil, existem seis categorias que dividem e definem as normas da pensão alimentícia. São elas: Alimentos Legais, Alimentos Necessários ou Naturais, Alimentos Côngruos, Civis ou Sociais, Alimentos Gravídicos, Alimentos Indenizatórios e Alimentos Voluntários. Nesse post você vai entender um pouco mais sobre cada uma delas.

 

Alimentos Legais

 

Os Alimentos Legais são destinados exclusivamente a pais e filhos, de maneira que os pais podem pedir pensão aos filhos, e os filhos aos pais. Contudo, os avós podem assumir o pagamento da pensão aos netos caso os pais da criança não tenham condições.

 

Alimentos Necessários/Naturais

 

Neste caso, são consideradas as necessidades indispensáveis da vida do solicitante da pensão e a capacidade financeira do pagador. O valor pode ser definido em acordo ou, ainda, por imposição legal, não existindo mínimo ou máximo, e podendo variar caso para caso.

 

Alimentos Côngruos, Civis ou Sociais

 

Essa divisão é voltada para famílias que, antes do divórcio, possuíam um padrão de vida médio-alto e, após, queiram oferecer aos filhos o mesmo padrão de vida que possuíam.  No entanto, diferente dos Alimentos Necessários, além de averiguar a necessidade de um lado e a capacidade doutro, nesta categoria é valorizada a condição social ou o status da família.

 

Alimentos Gravídicos

 

A pensão alimentícia começa ainda na gravidez. Entretanto, funciona de forma diferente que as demais. Ela é paga como uma restituição dos gastos que uma gestação saudável demanda, como despesas com consultas e medicamentos. Para pleitear esse tipo de pensão é necessário ter evidências ou indicativos de que tal homem é o pai da criança. Após o nascimento do bebê, é possível ser realizado teste de DNA para comprovação. Assim, caso o resultado seja positivo, a pensão passa a ser em favor do menor. Caso seja negativo, não há possibilidade de reembolso pelas pensões pagas.

 

Alimentos Indenizatórios

 

Neste caso, a pensão alimentícia é direito das pessoas que são vítimas de um ato ilícito de responsabilidade civil. Ou seja, sofreram algum tipo de dano em relação a sua integridade física, honra ou bens. Em geral, o pagamento dessa pensão é feita de maneira pecuniária (dinheiro).

 

Alimentos Voluntários

 

Essa categoria é direcionada às pessoas que, por livre e espontânea vontade decidem ajudar nas despesas de outro indivíduo. Assim sendo, não há amparo legal para o beneficiado caso o seu benfeitor decida suspender a pensão.

 

Valores da Pensão Alimentícia

 

Não existe um valor fixo ou pré estabelecido para a pensão alimentícia. Afinal, ele é definido após uma avaliação do juiz, que analisa a necessidade do solicitante e a capacidade financeira do pagador. Na análise podem ser considerados, por exemplo, se o pagador possui emprego, valor do salário e bens que possui. Também são analisadas todas as despesas do solicitante, para que a pensão supra suas necessidades básicas de moradia, educação, saúde, entre outros.

 

Punições para quem não paga

 

Uma das punições previstas para quem deixa de pagar a pensão alimentícia é a prisão civil. Isso pode ocorrer quando o devedor não apresenta justificativa pelo não pagamento nos últimos três meses, após ter sido citado judicialmente. Outra possibilidade de punição é a penhora de bens, que pode ser feita com imóveis, carros e dinheiro de contas correntes. O protesto também é uma punição para quem não paga a pensão alimentícia, nesse caso o devedor terá seu nome negativado em instituições financeiras.

 

Os casos de pensão alimentícia se enquadram no âmbito do Direito Civil. Nossa equipe conta com profissionais especializados para melhor atendê-lo. Para saber mais sobre pensão alimentícia entre em contato conosco.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.