Blog

Emancipação de menor – o que é e como funciona?

16 de março

A emancipação de menor é um conceito muito importante que auxilia diversos indivíduos considerados incapazes ou relativamente incapazes, de exercer certos direitos e deveres civis.

Através desse processo, é possível fazer com que o adolescente tenha a permissão jurídica de executar algumas atividades que só seriam autorizadas quando o mesmo atingisse a maioridade civil, por exemplo.

O texto a seguir tem como objetivo esclarecer algumas questões relacionadas a esse assunto.  Continue a leitura e fique por dentro!

 

O que é emancipação de menor?

 

Como é do conhecimento da maioria, a menoridade acaba quando o cidadão brasileiro completa 18 anos de idade (segundo o art. 5º do Código Civil). É somente a partir desse momento que esse cidadão torna-se capaz de praticar todos os atos da vida civil.

Entretanto, em alguns casos, é possível antecipar parte desse processo, por meio da emancipação de menor.

Através desse procedimento, a pessoa se torna apta para exercer alguns atos da vida civil a partir dos 16 anos de idade, sem que seja necessária a assistência dos pais ou responsável (representante legal).

 

Quais são direitos concedidos pela emancipação de menor?

 

Os direitos concedidos para um menor emancipado(a) são:

  •         Direito de casar-se;
  •         Viajar para o exterior desacompanhado(a);
  •         Assinar contratos e documentos;
  •         Abrir uma conta bancária;
  •         Comprar e vender bens móveis e imóveis;
  •         Exercer emprego público efetivo;

 

É de extrema importância lembrar que, um(a) jovem emancipado(a) não terá o direito de:

 

  •         Ingerir bebidas alcoólicas;
  •         Frequentar espaços considerados para maiores de idade, como bares e boates, por exemplo;
  •         Obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

 

Ainda, o artigo 228 da Constituição Federal determina que a responsabilidade de um ato criminoso pode ser atribuída apenas aos maiores de 18 anos. Isso significa que, mesmo o menor sendo emancipado, ele não responde penalmente por crimes cometidos.

Nesse caso, os pais ou responsáveis serão responsabilizados pelos crimes cometidos.

 

Tipos de emancipação:

 

Existem três tipos de emancipação: Voluntária, Judicial e Legal.

Voluntária

A emancipação voluntária ocorre por meio da autorização dos pais, ou apenas um na falta do outro. Em caso de falecimento de uma das partes, a autorização poderá ser concedida apenas pelo sobrevivente. 

Judicial

A emancipação judicial é concedida por decisão judicial, quando houver divergência entre os pais e nos casos em que o menor for tutelado, por exemplo.

Legal

A emancipação legal ocorre de forma automática, quando o menor passa por algumas situações previstas em lei, como por exemplo: 

  • Casamento : É necessária a autorização dos pais ou responsáveis para que o menor de idade se case. Ao atender os requisitos e estabelecer legalmente o casamento, o adolescente automaticamente se torna emancipado.
  • Exercício de emprego público efetivo: caso o menor seja aprovado em concurso público, estará emancipado.
  • Colação de grau em ensino superior:  quando o adolescente se formar no ensino superior antes de ser civilmente capaz, a emancipação do mesmo será automática.
  • Economia própria: é permitida a emancipação do menor se ele puder garantir sua subsistência.

 

Certamente, a emancipação de menor é uma decisão extremamente delicada e exige bastante responsabilidade por parte do emancipado e de seus responsáveis.

Esse ato é irrevogável, ou seja, não é possível voltar atrás. Portanto, o ideal nesse momento é contar com o auxílio de um advogado para que assim você seja orientado da melhor forma.

Quer continuar se mantendo informado sobre esse tipo de assunto? Então acompanhe nosso blog e assine nossa newsletter!

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.