Blog

Reforma tributária: entenda o projeto

19 de dezembro

Conheça a proposta aprovada pela comissão especial da câmara dos deputados

 

Foi aprovada nesta terça-feira (11) a proposta de reforma tributária feita pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). Esta reforma propõe que 9 impostos e tributos sejam unificados, e deverá ser analisada, ainda, pelos plenários da Câmara e do Senado.

Contudo, por se tratar de uma emenda constitucional (PEC), a proposta só poderá ser decretada pelo Congresso Nacional em 2019. Isso porque dois decretos de intervenção federal vigorarão até 31 de dezembro: no Rio de Janeiro e em Roraima.

 

A proposta

 

Como principal medida da reforma tributária, será criado o Imposto Sobre Operações de Bens e Serviços (IBS), que unificará:

  • Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • Imposto Sobre Serviços (ISS);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide);
  • Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);
  • Salário-educação.

 

Hauly ressaltou, também, a importância da aprovação, dizendo que a reforma seria um dos melhores textos já montados. Além disso, afirma que esta mudança estimulará a economia do Brasil e contribuirá para reduzir a burocracia atualmente existente.

 

Carga tributária

 

De acordo com o relator, a reforma tributária aprovada pela Câmara dos Deputados não altera a atual carga tributária, ou seja, os impostos pagos em relação à riqueza do país. Assim, a arrecadação da União, dos estados e dos municípios será mantida em percentuais proporcionais aos registrados nos últimos anos.

 

Transição para a reforma tributária

 

A reforma tributária prevê um período de transição de 15 anos, dividido em três etapas. Dessa forma, existirá uma fase de convivência dos sistemas, em que o antigo irá desaparecendo para dar lugar ao novo.

Além disso, durante 6 anos as alíquotas atuais serão anualmente reduzidas em 20%, enquanto novos tributos aumentarão na mesma proporção.

 

Novos impostos

 

De acordo com o deputado, a reforma tributária possibilitará diminuir a tributação sobre alimentos, remédios, transporte público, saneamento e educação. Contudo, o Imposto Seletivo taxará alguns produtos a fim de desestimular o consumo, como combustíveis, telecomunicações, cigarros, bebidas e veículos.

 

A proposta aprovada recentemente pela Câmara dos Deputados trará algumas mudanças significativas às tributações. Por isso, entre em contato com a nossa equipe e esclareça as suas dúvidas.

 

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.