Blog

Dia do Advogado: o dever de informação

15 de agosto

A profissão do advogado, assim como qualquer outra, é regida por uma série de direitos e deveres. Dentre os deveres é importante destacar o dever de informação

 

Tendo em vista que no dia 11 de agosto comemora-se o dia do advogado, a Machado Guedes Advogados Associados irá te informar sobre esse dever tão fundamental para a relação advogado/cliente e para com a esfera processual.

 

Sabe-se que o dever de informação se bifurca em duas esferas: uma diz respeito ao cliente e a outra ao ambiente processual.

 

Cliente

 

Segundo o Artigo 8°, do Código de Ética e Disciplina da OAB, o advogado tem o dever de “informar o cliente, de forma clara e inequívoca, quanto a eventuais riscos da sua pretensão, e das consequências que poderão advir da demanda”.

 

A informação tem como objetivo principal prover elementos de realidade ao cliente, a fim de permitir dar, ou não, consentimento. Esse é chamado de consentimento informado, fundamental no relacionamento entre advogado e cliente.

 

Esse dever de informação permanece válido durante toda a tramitação do processo, incluindo, portanto, a fase de cumprimento da sentença.

 

O provimento de informações, por parte do advogado, pode ser formalizado mediante relatórios simples sempre que houver novidades processuais. Entretanto, deve ser em linguagem simples e clara, informando ao cliente o ocorrido e qual será o próximo passo. 

 

Esfera processual

 

Além disso, dentro do cenário processual, o advogado tem o dever de manter dados atualizados, tanto dos clientes como seus. Sendo exigido pelo Código de Processo Civil (art. 77), a fim de otimizar a comunicação entre os protagonistas do processo.

Ademais, dentro desse contexto, o advogado tem o dever de informar ao juízo da causa sobre qualquer fato que possa repercutir sobre a sorte do processo. 

 

A fim de evitar o gasto desnecessário de tempo, dinheiro e energia, os advogados também têm o dever de informar, em caso de constatação de superveniência de fato implicativo da perda de objeto de processo. 

 

Nesse caso, o descumprimento desse dever implica na geração de responsabilidade por perdas e danos. Podendo ser reconhecida como má-fé, de acordo com o artigo 80, do CPC.

 

Por conseguinte, é importante que esse dever seja cumprido com excelência para, assim, otimizar a relação de confiança, tanto com o cliente quanto com as outras partes envolvidas.

 

Continue acompanhando nosso conteúdo no blog.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.