Blog

Lawtechs e Legaltechs: Conheça as startups do mercado jurídico

15 de outubro

As Lawtechs ou Legaltechs estão cada vez mais presentes no meio jurídico. Mas, antes de falarmos desses termos que estão em crescente desenvolvimento, vamos conhecer melhor o que eles significam! Continue acompanhando  e fique por dentro dessa novidade.

 

Afinal, o que são Lawtechs e Legaltechs?

São nada mais que startups de tecnologia, que facilitam através de softwares e aplicativos, toda a burocracia do meio jurídico. Sendo assim, as lawtechs e legaltechs vieram para otimizar o tempo dentro de um escritório de advocacia. Ambas palavras têm o mesmo significado, então independente da forma que você ouvi-la, estará se referindo ao mesmo significado. 

 

A tendência é sempre crescer

Segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), já estão em ativa mais de 50 startups jurídicas só no Brasil. E, com a crescente do mercado advocatício, esse número está apenas em seu início de crescimento. Isso se deve a dois grandes fatores: o aumento de processos jurídicos, e os novos profissionais. No primeiro caso, devido a grande demanda, ter o apoio de um aplicativo ou software para otimizar essas demandas é de grande utilidade para os profissionais do ramo. O segunda caso está relacionado aos novos profissionais que entram no mercado a todo momento. Profissionais esses que lidam com muito mais facilidade com as novas tecnologias.

 

As soluções que elas trazem

Hoje as lawtechs são divididas em 7 categorias. E para que você fique por dentro dessa tendência, continue acompanhando o conteúdo abaixo.

 

Automação e gestão de documentos

Preencher documentos formulários dentro de um escritório de advocacia consomem horas e horas. Então, pensando nisso, algumas lawtechs desenvolveram softwares para automação de documentos jurídicos, facilitando muito o dia a dia dos advogados. 

 

Gestão de escritório e Departamentos jurídicos

Um dos departamentos mais importantes de uma grande empresa é o jurídico. Sendo assim, a demanda de documentação é grande, o que leva tempo. Existem ferramentas as quais facilitam para que o profissional possa dar conta de toda a demanda de gestão de documentos, equipes, clientes e áreas da empresa. 

 

Analytics e Jurimetria

Coletar e analisar dados também é uma função de extrema importância dentro de um escritório de advocacia. Pensando nisso, as lawtechs lançaram ferramentas onde se consegue medir a porcentagem de êxitos nos processos em andamento, baseados em jurisprudência.

 

Resolução de conflitos online:

Processos são demorados, e muitas vezes não acabam de forma que ambas as partes se sintam compensadas. Então, para que todos esse processo burocrático e demorado seja mais ágil, já existem ferramentas para acordos online, onde sem processos judiciais existem os acordos, mediações e arbitragens de casos, o que vem diminuindo muito a grande demanda de pequenas causas.

 

Conteúdo jurídico e consultoria

Estar sempre informado sobre os assuntos relacionados ao mundo jurídico é fundamental para o bom desempenho dos casos. Dessa forma, foram desenvolvidos portais de notícia onde o foco são apenas notícias do mundo jurídico.

 

Extração e monitoramento de dados públicos

Para reunir e organizar todas as informações de dados públicos, existem ferramentas que facilitam para que os profissionais possam ter acesso rápido e selecionado a todo esse conteúdo.

 

Redes de profissionais

Assim como todo escritório de advocacia, é preciso haver prospecção de novos clientes e casos. Então, para auxiliar nesse processo, as lawtechs desenvolveram plataformas onde é possível a conexão entre advogados e também entre potenciais clientes.

 

A tecnologia está cada vez mais aliada a advocacia, o que tem facilitado e otimizado o tempo de trabalho gasto com documentos e processos demorados. Sendo assim, os profissionais têm muito mais disponibilidade para realizar trabalhos onde a demanda é muito mais importante.

 

Quer se manter informado sobre assuntos na área jurídica e muitos outros? Assine nossa newsletter e acompanhe nosso blog.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.