Blog

ITR: Entenda o que é, como funciona e quem deve declarar

21 de setembro

O que é ITR?

 

O ITR, ou Imposto Territorial Rural, é um tributo federal cobrado anualmente das propriedades rurais de acordo com a Lei Federal nº 9.393, de 19 de dezembro de 1996, e tem como objetivo, além da arrecadação, desestimular áreas com potencial produtivo (de agricultura ou pecuária) que estejam ociosas. As alíquotas são maiores para propriedades com maior extensão e baixo grau de utilização, ou seja, quanto mais utilizada, menor o imposto.

 

Qual a base de cálculo do ITR?

 

O ITR tem como base de cálculo o valor fundiário da propriedade rural o VTN (Valor da Terra Nua), então nem toda a área do imóvel será tributada. São excluídos os valores das benfeitorias e melhoramentos, como culturas, pastagens cultivadas, florestas plantadas. Também deve-se excluir da área total do imóvel as reservas, áreas de interesse ecológico, florestas nativas em regeneração e áreas alagadas para reservatórios de energia elétrica. Assim que seja calculada a área sujeita a tributação, seu percentual em relação a área total é multiplicado pelo VTN, chegando assim à base de cálculo do ITR.

 

Quem precisa declarar o ITR?

 

– Toda pessoa física ou jurídica dona, titular ou que possui qualquer título de área rural;
– Em caso de mais de um dono do imóvel, um deles deve declarar;
– Pessoa jurídica que tenha recebido o direito sobre um imóvel rural fruto de desapropriação, transferência, ou incorporação;
– Titulares de condomínios rurais, quando o imóvel pertence a mais de uma pessoa;
– Em caso de herança, o responsável pelo inventário é quem deve preencher a declaração, enquanto o imóvel não passar para o nome do herdeiro.

 

Quem está isento de declarar o ITR?

 

De acordo com o Art. 2º da Lei 9.393/1996, estão isentas do ITR as propriedades que são consideradas uma pequena gleba rural, isto é, quando é inferior a 30 hectares. Mas apenas quando o proprietário não tem outro imóvel, seja ele rural ou urbano. Há isenção também, caso o imóvel seja situado em algumas áreas específicas, como a Amazônia, Pantanal ou polígono das secas.

Já o Art. 3º traz uma complementação de alguns casos específicos onde também há isenção de pagamento do ITR. São eles:

 

I – o imóvel rural compreendido em programa oficial de reforma agrária, caracterizado pelas autoridades competentes como assentamento, que, cumulativamente, atenda aos seguintes requisitos:

 

  1. a) seja explorado por associação ou cooperativa de produção;

 

  1. b) a fração ideal por família assentada não ultrapasse os limites estabelecidos no artigo anterior;

 

  1. c) o assentado não possua outro imóvel.

 

II – o conjunto de imóveis rurais de um mesmo proprietário, cuja área total observe os limites fixados no parágrafo único do artigo anterior, desde que, cumulativamente, o proprietário:

 

  1. a) o explore só ou com sua família, admitida ajuda eventual de terceiros;

 

  1. b) não possua imóvel urbano.


Como declarar o ITR?

 

O programa de declaração do ITR deve ser baixado no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), preenchido e enviado pela internet. O prazo de envio das declarações é determinado pela secretaria da Receita Federal. Deve-se ficar atento ao prazo para evitar multas e restrições, como a possibilidade de venda do imóvel rural ou realizar financiamentos.



Gostou deste conteúdo sobre o ITR? Continue acompanhando o blog da Machado Guedes Advogados Associados para saber cada vez mais sobre conteúdos relacionados a Direito!

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.