Blog

Guarapuava “200 anos”

09 de dezembro

Como bons guarapuavanos, devemos conhecer a história por trás do nascimento da nossa cidade. Porém, Guarapuava e seus 200 anos é cercada de dúvidas quanto ao seu surgimento e transformação em cidade. Então, nesse artigo, vamos conhecer a história de Guarapuava e te deixar por dentro desse assunto com tantas dúvidas e divergências. 

 

Guarapuava 200 anos?

São diversas datas as quais fazem parte da história de Guarapuava. Portanto isso gera uma certa contradição para algumas pessoas sobre seu início. 

Para que você entenda melhor, acompanhe a linha do tempo abaixo:

 

Guarapuava  – 1970

Em 1770 o território de Guarapuava foi descoberto. Guarapuava, que em Tupi Guarani quer dizer lobo bravo, possuía mais de 170.000 km². Fazendo divisas com o Rio dos Pato e o Rio Paraná. 

guarapuava 200 anos 1870

Guarapuava – 1810

Em 17 de junho de 1810 as tropas do Tenente Coronel Diogo Pinto de Azevedo Portugal chegaram a região de Guarapuava e construíram o Fortim Atalaia, mais especificamente onde fica o distrito de Palmeirinha. Juntamente com suas tropas, familiares e demais pessoas, começaram a povoação da nossa cidade. Mas é claro que essa ocupação não foi nada amigável. Pois houve diversas lutas das tropas de Diogo Azevedo, e as tribos indígenas que viviam ali, que eram os Camés, Votorões e Cayeres (ou também chamados de Dorins).

guarapuava 200 anos

 

Guarapuava – 1819

Já em 09 de dezembro de 1819, foi assinado o Formal de Instalação da Freguesia de Nossa Senhora de Belém. Foi também em 1819 que o Padre Francisco das Chagas Lima fundou a Igreja de Nossa Senhora de Belém, sendo assim hoje a Catedral da nossa cidade. Além disso, Padre Chagas foi responsável pela padronização das primeiras edificações de Guarapuava. Tida sempre como centro a catedral, toda nossa cidade foi construída ao redor da Catedral Nossa Senhora de Belém.

guarapuava 200 anos / 1819

 

Guarapuava 200 anos – 1852/1859

Em 17 de julho de 1852, face ao constante crescimento populacional, a Freguesia passou a ser Vila, ainda pertencendo à província de São Paulo, sendo que  02 de maio de 1859 foi criada a comarca de Guarapuava, tendo então como seu primeiro Juiz de Direito o Sr José Antônio Araújo de Vasconcelos.

guarapuava 200 anos

 

Guarapuava 200 anos – 1871

Com seu crescimento acelerado, em 12 de abril de 1871, pela Lei 271, Guarapuava passou a ser efetivamente um Município, sendo desmembrada da cidade de Castro, se tornando uma das maiores cidades do Paraná. 

Guarapuava 200 anos / 1871

 

 

Guarapuava 200 anos, e suas datas divergentes de comemoração

Com base nos registros acima, existem entendimentos divergentes sobre qual a efetiva idade de Guarapuava:

  • 249 anos, se contarmos de sua descoberta;
  • 209 anos, se contarmos da instalação do Fortim Atalaia;
  • 200 anos (em 09/12/2019), se contarmos da instalação da Freguesia de Nossa Senhora de Belém;
  • 167 anos, se contarmos de quando se tornou uma Vila Nossa Senhora de Belém;
  • 160 anos, se contarmos de quando foi instalada a Comarca de Guarapuava;
  • 148 anos, se contarmos de quando efetivamente e legalmente passou a ser o Município de Guarapuava.

Cabe a cada um conhecer a história de nossa cidade e levar em consideração a idade que julgar mais correta, mas o importante é amá-la como nosso Lar!

 

Ficou com alguma dúvida? Então deixe seu comentário. Ou entre em contato conosco. Continue acompanhando nosso blog para estar sempre bem informado.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.