Blog

Dúvidas frequentes sobre aposentadoria

05 de fevereiro

A aposentadoria é elaborada pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda e executada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse seguro tem caráter contributivo e, dentre os contribuintes, estão empregadores, empregados, autônomos, contribuintes individuais e trabalhadores rurais.

 

Esse regime é constantemente alvo de dúvidas, e, por isso, iremos esclarecer algumas perguntas frequentes:

 

Para que existe a Previdência?

A previdência serve para fornecer uma renda substituta ao contribuinte em casos de perda da sua capacidade de trabalho.

 

Quando o trabalhador perde a capacidade de trabalho?

O trabalhador perde a sua capacidade de trabalho quando é afetado por alguns riscos, sendo eles: doença, invalidez, idade avançada e desemprego involuntário. Além disso, há, também, a maternidade e a reclusão.

 

Quem pode se tornar contribuinte?

Qualquer trabalhador que possua carteira de trabalho assinada é automaticamente adicionado à Previdência. Já para quem trabalha por conta própria, deve se inscrever no INSS e iniciar a contribuição mensalmente.

Além disso, quem não possui renda própria, como é o caso de donas de casa e estudantes, também pode se filiar à Previdência. Estes são identificados como segurados facultativos, e, para isso, é necessário ser maior de 16 anos. Confira mais informações sobre essa categoria clicando aqui.

 

Aposentadoria por tempo de contribuição integral

A aposentadoria por tempo de contribuição integral é um benefício oferecido ao trabalhador que completou 35 anos de contribuição e para a trabalhadora que contribuiu durante 30 anos. Além disso, o empregado não precisa sair do seu emprego para requerer o valor.

 

Aposentadoria por idade

É o benefício concedido ao segurado que atingir determinada idade. Para os trabalhadores urbanos, essa idade é de 65 anos para os homens, e 60 para as mulheres. Já para os rurais, o benefício está disponível a partir de 60 anos para os homens, e 55 anos para as mulheres.

Contudo, vale ressaltar que esta aposentadoria só poderá ser recebida pelo contribuinte que cumpriu o período de carência.

 

Aposentadoria especial

A aposentadoria especial é o benefício dado ao contribuinte que trabalhou em condições prejudiciais à saúde. Para ter direito a esta aposentadoria, o empregado deve comprovar o tempo trabalhado e a exposição à condição prejudicial. Além disso, terá que ter cumprido o tempo de carência exigido. Ou seja, deverá ter pago o número mínimo de contribuições mensais para que receba o benefício.

 

Aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez é oferecida aos trabalhadores que forem considerados, pela perícia do INSS, incapacitados para exercer qualquer trabalho. Contudo, não terá direito a este benefício o empregado que já possuir a lesão ou doença no momento da filiação à Previdência.

Além disso, o beneficiário deverá passar pela perícia médica a cada dois anos, sob risco de ter a renda suspensa. Também, para ter direito à aposentadoria por invalidez, o beneficiário deve ter pago, no mínimo, 12 meses de contribuição em casos de doença, sendo que para acidentes essa carência não é exigida.

 

Lei do 86/96:

Essa lei, que até então era denominada 85/95, funciona de forma que a soma da idade e do tempo de contribuição seja de 86 para mulheres, e 96 para homens. Contudo, é necessário que os contribuintes, tanto homens quanto mulheres, atinjam o tempo de carência.

 

A aposentadoria é um direito de todo assegurado, e, para recebê-la, é necessário ficar atento às legislações existentes para o assunto. Por isso, entre em contato com a nossa equipe e obtenha assessoria de um advogado qualificado.

 

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.