Blog

Direitos do consumidor na Black Friday

26 de novembro

E está chegando a data mais esperada do ano, para aqueles que buscam descontos para comprar um produto que estava fora do orçamento. No dia 29 de novembro a Black Friday promete trazer descontos em diversas lojas que seguem essa data como um dia de vendas altas e muita lucratividade. Mas, além de descontos, essa data pode trazer também diversas violações do direito do consumidor. Saiba aqui os direitos do consumidor na Black Friday.

 

Onde surgiu a Black Friday?

Tudo se iniciou nos Estados Unidos, um dia após o famoso feriado de Ação de Graças dos norte-americanos. Em 2013, a black friday atingiu o recorde de vendas faturando mais de R$70 milhões de reais em vendas online.

Essa forma de evento de vendas não tem uma regulamentação fixa. Ou seja, qualquer empresa, sendo ela física ou virtual, pode utilizar o nome Black Friday para nomear as ações de venda durante o período. Aqui no Brasil, os produtos com maior número de vendas são televisores e smartphones. É onde descontos realmente satisfatórios ajudam o consumidor a efetuar a compra, muitas vezes de até mais de um produto.

 

Direitos do consumidor na Black Friday

A black friday mexe com o emocional do consumidor, pois ele pode estar planejando há muito tempo a compra de tal produto. Então, quando o desconto compensa, o impulso de comprar imediatamente é ativado. E em alguns casos, somente depois desse impulso, é que se percebe que foi enganado. Então para que isso não aconteça com você, preparamos esse artigo para te auxiliar. Assim você realiza suas compras sem dores de cabeça e principalmente sem ser enganado.

 

Existem diversos tipos de violações de direito do consumidor durante a black friday. O grande número de reclamações no Procon aponta isso, mas também através das denúncias é que se monitora mais de perto essas ações. Fique atento às seguintes ações de violação de direitos do consumidor na black friday:

 

  • Maquiar valores: Esse método de enganação, ainda é a mais comum. Os lojistas algumas semanas antes sobem os valores de produtos que tem alta saída de vendas durante a semana da black friday. E então quando a data chega, eles voltam o valor para o praticado normalmente. Assim, o consumidor tem a falsa ilusão de que o desconto é real.
  • Propaganda enganosa: Também é uma prática bastante comum, infelizmente. Ao anunciar um produto, a loja automaticamente fornece vantagens e qualidade as quais muitas vezes não condizem com a promoção. Então, ao chegar no estabelecimento, a realidade é outra. Para evitar esse tipo de problema, é importante que o consumidor tenha salvo em seu celular a promoção (foto, print de tela, catálogo etc), assim poderá comprovar a promoção repassada e assim garantir o desconto anunciado.

 

Direitos

 

  • Troca de produtos: Todo consumidor tem direito a troca de produto, ou seja, se dentro de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para bens duráveis. Produtos que apresentarem defeito nesse período devem ser trocados por outro novo e em perfeitas condições. Nenhuma taxa ou valor a mais deve ser cobrado do consumidor.

 

  • Desistência de compra: Se você realizou a compra online, ou seja, por uma loja virtual. Você tem direito de desistir da compra ou cancelar a mesma, desde que dentro de 7 dias após o efetuamento da compra ou do recebimento.
  • Entrega de produtos: Todo comércio que oferece vendas online, deve arcar com a garantia de entrega no prazo. Ou seja, a responsabilidade de que o produto chegue ao consumidor na data estipulada é de total responsabilidade da empresa que fornece o produto. Não podendo ela justificar atrasos e falta de entrega culpando terceiros (correios ou transportadoras)
  • Devolução: Quando cobrado preços indevidos acima do valor estipulado, o consumidor tem direito a devolução do produto, e de receber o dobro do valor pago pelo produto, e não apenas o valor do mesmo.

 

O Procon de São Paulo disponibiliza uma lista onde você pode conferir os sites que são os mais alvejados por reclamações durante a black friday e anterior a ela também. Então vale a pena conferir se o site que você pretende realizar a compra não esta entre eles. Confira aqui.

 

Onde denunciar uma violação do direito de consumidor na Black Friday?

O Procon do Paraná conta com o consumidor.com, onde você pode realizar a sua reclamação e também acompanhar outras empresa citadas em outras reclamações. Assim, você pode conferir se a empresa apresenta alternativas a resolver reclamações dos consumidores. O site do Reclame Aqui também serve para que você denuncie más práticas contra os direitos do consumidor.

 

Esperamos ter ajudado a você, consumidor, estar atento às compras nesta Black Friday. Nunca deixe de reivindicar seus direitos de consumidor. E se ficou com dúvidas, entre em contato conosco que iremos te ajudar!

 

Para ficar sempre bem informado acompanhe nossos artigos no blog, e também nossas redes sociais.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.