Blog

Compras no Paraguai: tudo sobre os impostos

27 de setembro

Estima-se que mais de 400 mil pessoas cruzam a Ponte da Amizade, divisa entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, por ano para fazer compras no Paraguai. Dentro desse número, os brasileiros são maioria. 

É comum ouvirmos por aí que no Paraguai só existem produtos falsificados e de procedência duvidosa, mas você sabia que é possível encontrar grifes famosas e eletrônicos originais?

A quantidade de brasileiros que opta por fazer compras no Paraguai é tão alta por conta dos impostos, principalmente sobre os produtos eletrônicos, dentro do próprio país. Portanto, esse costume torna-se uma alternativa viável para quem está próximo à fronteira entre os dois países.

Mas você conhece os limites de compra por pessoa? E, os impostos em cima dos produtos de quem ultrapassa essa cota? Por conta disso, a Machado Guedes preparou este post para manter-lhe informado. Confira: 

 

Impostos sobre as compras no Paraguai

Muitas pessoas se perguntam como funciona o sistema das cotas de compras no Paraguai. É bem simples, na realidade. 

Cada pessoa tem um limite para gastar, sem pagar imposto sobre as compras, de U$ 300 mensais caso retorne ao país por via terrestre. Porém, caso retorne via voo internacional, partindo do aeroporto da Ciudad del Este, aplica-se uma cota de U$ 500 por pessoa. Esse valor é padrão para qualquer voo internacional. Crianças também possuem cota, independente da idade.

Se suas compras ultrapassaram o limite de U$ 300, é necessário pagar um valor correspondente a 50% do valor excedente. Para descobrir o valor do imposto cobrado sobre suas mercadorias, basta fazer o seguinte cálculo:

Supondo que você tenha gastado um valor de U$ 800, portanto U$ 800,00 (valor total da compra) – U$300,00 (valor da cota por pessoa) = U$500 (valor excedente), aplicando-se 50% em cima desse valor, você terá que pagar U$ 250,00 correspondente aos impostos. 

É importante destacar que essa cota é pessoal e não pode ser transferida a outra pessoa. Impossibilitando que duas pessoas juntem suas cotas para cobrir o valor de sua compra a fim de não pagar o imposto. 

Neste site você consegue simular o valor do imposto sobre suas compras, já com a cotação do dólar em tempo real.

 

Procedimento caso a cota seja ultrapassada

Quando a cota é ultrapassada, é necessário emitir um documento para o pagamento do imposto chamado Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV). Dessa forma, esse documento deve ser apresentado quando for passar pela aduana brasileira. 

O processo é feito de forma online pelo site da Receita Federal pelo link.

Caso não consiga retirar essa declaração, uma ajudante estará a disposição na recepção da aduana brasileira de Foz do Iguaçu. Aliás, a aduana também conta com computadores habilitados com internet disponíveis para a emissão da guia de pagamento. 

Além disso, existe um app chamado Viajantes da Receita Federal que faz o procedimento todo pelo smartphone.

Dessa forma, caso suas compras não tenham ultrapassado a cota, a declaração desses bens é opcional.

 

Pagamento de impostos sobre as compras no Paraguai

Existem duas maneiras de realizar o pagamento desses impostos: um deles é no dinheiro e outro por meio de cartão de débito. 

O pagamento com dinheiro em espécie é um pouco mais trabalhoso. Porque você deve deixar suas mercadorias na Receita e encaminhar-se a uma agência bancária ou aos Correios. Após o pagamento ser efetuado você deve retornar para a Receita a fim de retirar suas compras. 

O procedimento pelo cartão de débito pode ser feito diretamente na aduana brasileira. Assim, você já sai com suas compras em mãos.

É importante frisar que a Receita Federal não aceita cartões de crédito.

 

Cadastre-se abaixo receba um e-book com um guia completo sobre compras no Paraguai! O guia conta com diversas dicas para que você faça suas compras tranquilo.

compras no paraguai

 

Gostou deste artigo? Continue acompanhando o nosso blog.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.