Blog

Carteira de trabalho danificada ou perdida – O que fazer para recuperar as informações?

20 de outubro

Certamente, ter a carteira de trabalho (CTPS) danificada ou perdida é um problema que pode acontecer com qualquer um.

No entanto, recuperar os registros trabalhistas que constavam no documento é fundamental, já que, o trabalhador só terá acesso aos benefícios garantidos pela lei se a sua Carteira de Trabalho estiver devidamente registrada.

 

Carteira de trabalho danificada ou perdida

 

Se você perdeu o seu documento, terá que, antes de mais nada, abrir um Boletim de Ocorrência (B.O.), em uma delegacia de polícia informando sobre a perda. Feito isso, será necessário ir até o local de emissão da CTPS, geralmente esse serviço é oferecido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da sua região, ou em qualquer outra instituição trabalhista que atenda seu estado.

Se a sua Carteira foi danificada, não existirá a necessidade de realizar um B.O., mas você precisará fazer a 2ª via dela.

Lembre-se de verificar a documentação necessária na hora de realizar esse procedimento. E indispensável levar uma foto 3×4 recente, certidão de nascimento, casamento ou carteira de identidade.

 

Recuperação das informações

 

A carteira nova não terá as informações dos empregos anteriores, já que o documento virá em branco. Para resgatar as informações perdidas, é preciso comparecer na Superintendência Regional do Trabalho ou em algum Posto de Atendimento ao Trabalhador, levando consigo comprovantes de seus trabalhos anteriores, como por exemplo: recibo do recolhimento do FGTS, homologação dos antigos empregos, comprovantes de seguro desemprego, contracheques ou recibo de férias. Nestas declarações, devem conter todos os seus dados, como: nome, RG, CPF, número da carteira profissional, período trabalhado e valor do último salário.

Se a empresa não existir mais, o empregado tem de pedir auxílio à Junta Comercial, à Superintendência ou à Justiça do Trabalho.

O Cadastro Nacional de Informações Sociais possui dados sobre vínculos empregatícios a partir do ano de 1976, registros feitos antes dessa data não podem ser recuperados, portanto, fique atento!

 

Datas e prazos

 

O tempo limite para solicitar uma nova Carteira de Trabalho não é determinado, todavia, o ideal é fazer esse processo o quanto antes.

Se porventura você achar a carteira perdida depois de emitir a 2ª via, você poderá escolher com qual delas irá permanecer, desde que estejam dentro dos conformes.

Ter o novo documento em mãos não leva muito tempo. Normalmente, a carteira pode ser pega no mesmo momento da sua solicitação, ou em até dois dias depois do pedido. O que pode levar mais tempo é a recuperação de todos os registros que você já tinha.

 

Carteira de Trabalho Digital

 

A CTPS Digital substitui a versão da Carteira em papel.  Essa é uma alternativa para o cidadão que perde documentos de maneira recorrente. Além disso, os procedimentos trabalhistas são facilitados, afinal, ela agiliza o acesso às informações.

Você pode solicitar a versão eletrônica acessando o site.

Agora você já sabe quais são os passos para recuperar as informações da sua Carteira de Trabalho.

 

Quer se manter informado? Continue acompanhando o nosso blog!

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.