Blog

Carteira de trabalho danificada ou perdida – O que fazer para recuperar as informações?

20 de outubro

Certamente, ter a carteira de trabalho (CTPS) danificada ou perdida é um problema que pode acontecer com qualquer um.

No entanto, recuperar os registros trabalhistas que constavam no documento é fundamental, já que, o trabalhador só terá acesso aos benefícios garantidos pela lei se a sua Carteira de Trabalho estiver devidamente registrada.

 

Carteira de trabalho danificada ou perdida

 

Se você perdeu o seu documento, terá que, antes de mais nada, abrir um Boletim de Ocorrência (B.O.), em uma delegacia de polícia informando sobre a perda. Feito isso, será necessário ir até o local de emissão da CTPS, geralmente esse serviço é oferecido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da sua região, ou em qualquer outra instituição trabalhista que atenda seu estado.

Se a sua Carteira foi danificada, não existirá a necessidade de realizar um B.O., mas você precisará fazer a 2ª via dela.

Lembre-se de verificar a documentação necessária na hora de realizar esse procedimento. E indispensável levar uma foto 3×4 recente, certidão de nascimento, casamento ou carteira de identidade.

 

Recuperação das informações

 

A carteira nova não terá as informações dos empregos anteriores, já que o documento virá em branco. Para resgatar as informações perdidas, é preciso comparecer na Superintendência Regional do Trabalho ou em algum Posto de Atendimento ao Trabalhador, levando consigo comprovantes de seus trabalhos anteriores, como por exemplo: recibo do recolhimento do FGTS, homologação dos antigos empregos, comprovantes de seguro desemprego, contracheques ou recibo de férias. Nestas declarações, devem conter todos os seus dados, como: nome, RG, CPF, número da carteira profissional, período trabalhado e valor do último salário.

Se a empresa não existir mais, o empregado tem de pedir auxílio à Junta Comercial, à Superintendência ou à Justiça do Trabalho.

O Cadastro Nacional de Informações Sociais possui dados sobre vínculos empregatícios a partir do ano de 1976, registros feitos antes dessa data não podem ser recuperados, portanto, fique atento!

 

Datas e prazos

 

O tempo limite para solicitar uma nova Carteira de Trabalho não é determinado, todavia, o ideal é fazer esse processo o quanto antes.

Se porventura você achar a carteira perdida depois de emitir a 2ª via, você poderá escolher com qual delas irá permanecer, desde que estejam dentro dos conformes.

Ter o novo documento em mãos não leva muito tempo. Normalmente, a carteira pode ser pega no mesmo momento da sua solicitação, ou em até dois dias depois do pedido. O que pode levar mais tempo é a recuperação de todos os registros que você já tinha.

 

Carteira de Trabalho Digital

 

A CTPS Digital substitui a versão da Carteira em papel.  Essa é uma alternativa para o cidadão que perde documentos de maneira recorrente. Além disso, os procedimentos trabalhistas são facilitados, afinal, ela agiliza o acesso às informações.

Você pode solicitar a versão eletrônica acessando o site.

Agora você já sabe quais são os passos para recuperar as informações da sua Carteira de Trabalho.

 

Quer se manter informado? Continue acompanhando o nosso blog!

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.