Blog

Aplicativo e-título: como utilizar o título de eleitor digital

03 de novembro

O e-título é um aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral que pode ser baixado de forma gratuita em dispositivos Android ou IOS.

 

O serviço é a versão digital do título de eleitor e fornece algumas informações importantes para o usuário, como a sua zona eleitoral e seção, bem como o endereço do local de votação, informações sobre quitação eleitoral e dados de cadastramento biométrico.

 

No texto a seguir explicaremos a importância desse aplicativo e também como você pode utilizá-lo, confira.

 

Importância do e-título

 

O aplicativo e-título foi criado com o objetivo de facilitar a vida do eleitor já que proporciona uma maior comodidade e praticidade a todos que utilizam. O acesso rápido e fácil a todas as informações eleitorais pessoais torna o e-título uma versão aprimorada do documento em papel.

 

Alguns benefícios:

 

  •         Pode substituir o título de eleitor oficial no momento da votação e o documento com foto daqueles que já

              tiverem feito o recadastramento biométrico;

  •         Reúne todas as informações necessárias no próprio celular;
  •         Acaba com a necessidade de ir até o cartório eleitoral para solicitar a segunda via do título eleitoral;
  •         Pode ser baixado em smartphones ou tablets;
  •         Diminui o risco de extravios e danos ao título de eleitor promovendo uma maior segurança;
  •         Pode ser usado para justificar a ausência de voto (se o eleitor possuir a biometria);
  •         Dispõe acessibilidade para pessoas cegas.

 

Como utilizar o aplicativo e-título

 

A utilização do aplicativo é muito simples. O primeiro passo é fazer o download no Google Play (Android) ou na App Store (iOS).

 

Em seguida, abra o aplicativo para fazer o login. Será solicitado alguns dados como o número do título eleitoral, data de nascimento, seu nome, nome do pai e nome da mãe.

 

Você precisará preencher os dados pessoais no aplicativo exatamente como eles estão registrados no Cadastro Eleitoral. Se alguma informação não estiver de acordo com aqueles presentes no documento original, não será possível efetivar o processo de cadastramento, portanto, fique atento.

 

Depois de preencher corretamente, clique em acessar!

 

Vale lembrar que, se você já tiver feito o cadastramento biométrico, não será necessário apresentar nenhum outro documento na hora de votar.

 

No entanto, caso você ainda não tenha feito o cadastramento biométrico, sua foto não aparecerá no e-Título. No dia da votação, você terá que apresentar também, além do e-título, um documento oficial com foto, como RG ou carteira de habilitação.

 

O dia da votação para prefeito e vereador nos municípios brasileiros se aproxima. Votar é um direito de todo cidadão, entretanto, é fundamental fazer isso de forma responsiva e consciente. Conheça seus candidatos e suas propostas, a responsabilidade democrática está em nossas mãos!

 

Quer se manter informado sobre mais assuntos como esse? Continue acompanhando nosso blog!

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.