Blog

Anulação de suspensão do direito de dirigir

03 de dezembro

A suspensão da CNH é uma dentre as muitas penalidades concedidas para quem viola as leis do código de trânsito brasileiro (CTB). Entretanto, dependendo da circunstância, nem sempre esse tipo de penalidade é justa, variando de caso para caso.

 

Neste artigo, iremos te explicar os motivos que ocasionam esse tipo de punição e quando é recomendado entrar com um processo de anulação da suspensão do direito de dirigir, acompanhe a seguir!

 

O que é a suspensão da CNH

 

Quando um indivíduo tem a CNH suspensa, significa que ele não poderá conduzir nenhum veículo por um prazo determinado, variando entre 6 meses e 1 ano.

A suspensão é uma punição que o condutor pode sofrer ao acumular 20 pontos em sua CNH ou cometer infrações autossuspensivas.

As infrações autossuspensivas são todas aquelas de natureza gravíssima e constituem um grupo que tem a suspensão do direito de dirigir entre as suas penalidades específicas no CTB. São elas:

  • Dirigir embriagado;
  • Recusar teste do bafômetro;
  • Deixar de prestar socorro;
  • Disputar racha;
  • Usar veículo para interromper, restringir ou perturbar a circulação da via;
  • Efetuar manobra perigosa ou dirigir ameaçando veículos e pedestres;
  • Dirigir moto sem capacete ou transportar passageiro sem o capacete de segurança;
  • Dirigir moto com os faróis apagados;
  • Transportar, na moto, criança menor de sete anos;
  • Fugir de bloqueio policial;
  • Dirigir em velocidade acima de 50% da máxima permitida;
  • Forçar passagem entre veículos transitando em sentidos opostos.

 

É possível conferir detalhadamente essas e outras infrações acessando o CTB DIGITAL.

 

O processo de Anulação da suspensão do direito de dirigir

 

Como já mencionado, nem sempre a suspensão do direito de dirigir é justa, pois, o sistema que determina esse tipo processo pode cometer erros.

 

Por exemplo, digamos que você recebeu uma multa referente a uma infração de trânsito por excesso de velocidade. Você possui 17 pontos acumulados e essa nova multa somou 20 pontos essenciais para a abertura de um processo de suspensão.

 

Talvez você estivesse dentro das normas determinadas para aquela via, porém, o aparelho que registra a velocidade, também conhecido como radar de trânsito, estava danificado e acabou registrando a sua velocidade de uma forma inadequada.

 

Se você sofreu essa penalidade e se sentiu injustiçado, é possível recorrer a suspensão da CNH.

 

Lembre-se, é muito importante contar com um advogado nesse momento, uma vez que, esse profissional poderá utilizar as ferramentas necessárias e adequadas para dar início nesse procedimento.

 

Conheça um  caso de sucesso da Machado Guedes referente a uma Anulação da suspensão do direito de dirigir, basta clicar aqui.

 

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.