17 de fevereiro
Compartilhe
Falando de forma genérica, Criptomoeda é um tipo de dinheiro, como as outras moedas com as quais convivemos em nosso cotidiano, porém, com a diferença de ser totalmente digital. Além disso, ela não é emitida por nenhum governo, como é o caso do real ou do dólar, por exemplo.
O Bitcoin é a moeda mais comum, mas existem diversas moedas digitais em circulação no mercado. Quer entender e conhecer mais sobre as criptomoedas?
Acompanhe nossas dicas!
Criptomoeda nada mais é que uma moeda digital, pois se trata de um sistema de pagamento que não depende de bancos para intermediar as transações. Os pagamentos em criptomoedas são entradas digitais em um banco de dados on-line que descreve as transações específicas, ou seja, elas funcionam sem a necessidade de uma instituição física.
As criptomoedas podem ter as mais diversas funcionalidades, mas, por ser tratar de uma espécie de moedas, podem ser usadas com as mesmas finalidades do dinheiro físico em si, desta forma podemos dizer que as três principais funções são:
Em 2009, o Bitcoin foi lançado, e desde então vários outros tipos de criptomoedas apareceram no mundo. Atualmente existem mais de 5 mil tipos de criptomoedas diferentes com funções e tecnologias diversas.
Confira abaixo as criptomoedas mais conhecidas:
1- Bitcoin
Foi a primeira moeda digital e propôs um sistema de pagamentos global totalmente descentralizado, sua plataforma hospeda um livro-razão digital em que as pessoas podem explorar, armazenar e trocar Bitcoins, moedas digitais obtidas por meio de um algoritmo computacional e vinculadas a nenhuma autoridade central reguladora.
O Bitcoin é a criptomoeda mais antiga, e por isso, ela é mais estabelecida no mercado, conta com um grande volume de negociações, alta liquidez e alto valor de mercado.
2- Ethereum
Apesar de não ter sido criado para ser uma moeda digital, sua plataforma descentralizada possui a criptomoeda, mas também permite que sejam executados contratos inteligentes, que são aplicações que rodam exatamente como programadas sem qualquer possibilidade de tempo de inatividade, censura, fraude ou interferência de terceiros.
3- Ripple
Criada em 2011, essa criptomoeda é um protocolo de pagamento distribuído, onde os usuários podem fazer pagamentos em qualquer moeda, pois possibilita que outras moedas sejam usadas além da moeda Ripple.
4- Cardano
Criada com um objetivo ambicioso, pois pretende unir e oferecer as melhores características e funções de todas as criptomoedas disponíveis no mundo, sua plataforma pretende oferecer muitas soluções e resolver problemas relacionados às moedas digitais.
Foi a primeira criptomoeda baseada em metodologia científica.
5- Litecoin
Criada por Charlie Lee (ex-funcionário do Google) veio com o objetivo de ser acessível à população em geral e solucionar alguns problemas do Bitcoin.
É capaz de proporcionar transações mais rápidas do que o Bitcoin, por meio de um novo algoritmo de mineração e seu limite de mineração é de 84 milhões de criptomoedas.
Para investir ou adquirir criptomoedas pode ser comprado cotas de fundos de criptomoedas, é importante negociá-las diretamente em uma corretora especializada, também conhecida como exchange, pode ser aceito as moedas digitais como pagamento em algum negócio ou ainda minerando.
A forma mais simples de ingressar é adquirir cotas de fundos.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco.
Quer saber mais sobre criptomoedas? Então continue acompanhando nosso blog para se manter informado.
Compartilhe