Blog

Transação Tributária na PGFN

19 de outubro

A PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional) estendeu para dezembro o prazo de adesão a acordos de transação tributária. Estes acordos possibilitam aos contribuintes que regularizem sua situação fiscal com condições especiais de descontos de até 100% sobre o valor de multas e juros. Conheça os detalhes a seguir:

 

O que é Transação Tributária?

A transação tributária vem substituindo o antigo Refis, oferecendo a possibilidade de que as empresas negociem suas dívidas com o Fisco e mantenham seus benefícios fiscais. Quando uma pessoa ou empresa deixa de pagar tributos a PGFN (Impostos, Taxas, Contribuições), a PGFN inscreve-o como devedor de uma dívida ativa no prazo de 90 dias.

 

Quais as consequências de ter uma dívida ativa?

É necessário muito cuidado e atenção para não ter registrada uma dívida ativa, pois essa pode causar a perda de vários benefícios. Além de perder benefícios fiscais, como isenções, não é possível realizar empréstimos, participar de licitações e ter restituição do imposto de renda.

 

Quais os acordos que estão disponíveis?

Os principais tipos de acordos disponíveis são:

  •       Dívida Ativa de FGTS
  •       Transação Funrural
  •       Extraordinária
  •       Excepcional para Débitos Rurais
  •       Fundiários
  •       Dívidas Ativas do Setor de Eventos (Fundo Emergencial)
  •       Dívidas Ativas de Pequeno Valor

 

Você pode conferir na íntegra todos os tipos de acordos clicando aqui para ser encaminhado à página oficial do Governo Federal.

 

Como funciona o parcelamento dos tributos?

O parcelamento deve ser requerido pelo contribuinte diretamente no órgão a qual compete o referido tributo. Por exemplo, na Receita Federal a solicitação do parcelamento de débitos pode ser realizada diretamente na secretaria da sua região, ou online, através do centro de atendimento (e-CAC)

A adesão à transação tributária suspende as cobranças enquanto durar o acordo, e dá o direito da certidão de regularidade fiscal, cancelando protestos extrajudiciais e de execução fiscal.

 

Você encontra orientações detalhadas sobre este e outros serviços ao contribuinte no Portal da PGFN.

 

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da Machado Guedes Advogados Associados para mais conteúdos informativos relacionados a Direito!

 

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.