09 de dezembro
Compartilhe
Como bons guarapuavanos, devemos conhecer a história por trás do nascimento da nossa cidade. Porém, Guarapuava e seus 200 anos é cercada de dúvidas quanto ao seu surgimento e transformação em cidade. Então, nesse artigo, vamos conhecer a história de Guarapuava e te deixar por dentro desse assunto com tantas dúvidas e divergências.
São diversas datas as quais fazem parte da história de Guarapuava. Portanto isso gera uma certa contradição para algumas pessoas sobre seu início.
Para que você entenda melhor, acompanhe a linha do tempo abaixo:
Em 1770 o território de Guarapuava foi descoberto. Guarapuava, que em Tupi Guarani quer dizer lobo bravo, possuía mais de 170.000 km². Fazendo divisas com o Rio dos Pato e o Rio Paraná.
Em 17 de junho de 1810 as tropas do Tenente Coronel Diogo Pinto de Azevedo Portugal chegaram a região de Guarapuava e construíram o Fortim Atalaia, mais especificamente onde fica o distrito de Palmeirinha. Juntamente com suas tropas, familiares e demais pessoas, começaram a povoação da nossa cidade. Mas é claro que essa ocupação não foi nada amigável. Pois houve diversas lutas das tropas de Diogo Azevedo, e as tribos indígenas que viviam ali, que eram os Camés, Votorões e Cayeres (ou também chamados de Dorins).
Já em 09 de dezembro de 1819, foi assinado o Formal de Instalação da Freguesia de Nossa Senhora de Belém. Foi também em 1819 que o Padre Francisco das Chagas Lima fundou a Igreja de Nossa Senhora de Belém, sendo assim hoje a Catedral da nossa cidade. Além disso, Padre Chagas foi responsável pela padronização das primeiras edificações de Guarapuava. Tida sempre como centro a catedral, toda nossa cidade foi construída ao redor da Catedral Nossa Senhora de Belém.
Em 17 de julho de 1852, face ao constante crescimento populacional, a Freguesia passou a ser Vila, ainda pertencendo à província de São Paulo, sendo que 02 de maio de 1859 foi criada a comarca de Guarapuava, tendo então como seu primeiro Juiz de Direito o Sr José Antônio Araújo de Vasconcelos.
Com seu crescimento acelerado, em 12 de abril de 1871, pela Lei 271, Guarapuava passou a ser efetivamente um Município, sendo desmembrada da cidade de Castro, se tornando uma das maiores cidades do Paraná.
Com base nos registros acima, existem entendimentos divergentes sobre qual a efetiva idade de Guarapuava:
Cabe a cada um conhecer a história de nossa cidade e levar em consideração a idade que julgar mais correta, mas o importante é amá-la como nosso Lar!
Ficou com alguma dúvida? Então deixe seu comentário. Ou entre em contato conosco. Continue acompanhando nosso blog para estar sempre bem informado.
Compartilhe