15 de outubro
Compartilhe
As Lawtechs ou Legaltechs estão cada vez mais presentes no meio jurídico. Mas, antes de falarmos desses termos que estão em crescente desenvolvimento, vamos conhecer melhor o que eles significam! Continue acompanhando e fique por dentro dessa novidade.
São nada mais que startups de tecnologia, que facilitam através de softwares e aplicativos, toda a burocracia do meio jurídico. Sendo assim, as lawtechs e legaltechs vieram para otimizar o tempo dentro de um escritório de advocacia. Ambas palavras têm o mesmo significado, então independente da forma que você ouvi-la, estará se referindo ao mesmo significado.
Segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), já estão em ativa mais de 50 startups jurídicas só no Brasil. E, com a crescente do mercado advocatício, esse número está apenas em seu início de crescimento. Isso se deve a dois grandes fatores: o aumento de processos jurídicos, e os novos profissionais. No primeiro caso, devido a grande demanda, ter o apoio de um aplicativo ou software para otimizar essas demandas é de grande utilidade para os profissionais do ramo. O segunda caso está relacionado aos novos profissionais que entram no mercado a todo momento. Profissionais esses que lidam com muito mais facilidade com as novas tecnologias.
Hoje as lawtechs são divididas em 7 categorias. E para que você fique por dentro dessa tendência, continue acompanhando o conteúdo abaixo.
Preencher documentos formulários dentro de um escritório de advocacia consomem horas e horas. Então, pensando nisso, algumas lawtechs desenvolveram softwares para automação de documentos jurídicos, facilitando muito o dia a dia dos advogados.
Um dos departamentos mais importantes de uma grande empresa é o jurídico. Sendo assim, a demanda de documentação é grande, o que leva tempo. Existem ferramentas as quais facilitam para que o profissional possa dar conta de toda a demanda de gestão de documentos, equipes, clientes e áreas da empresa.
Coletar e analisar dados também é uma função de extrema importância dentro de um escritório de advocacia. Pensando nisso, as lawtechs lançaram ferramentas onde se consegue medir a porcentagem de êxitos nos processos em andamento, baseados em jurisprudência.
Processos são demorados, e muitas vezes não acabam de forma que ambas as partes se sintam compensadas. Então, para que todos esse processo burocrático e demorado seja mais ágil, já existem ferramentas para acordos online, onde sem processos judiciais existem os acordos, mediações e arbitragens de casos, o que vem diminuindo muito a grande demanda de pequenas causas.
Estar sempre informado sobre os assuntos relacionados ao mundo jurídico é fundamental para o bom desempenho dos casos. Dessa forma, foram desenvolvidos portais de notícia onde o foco são apenas notícias do mundo jurídico.
Para reunir e organizar todas as informações de dados públicos, existem ferramentas que facilitam para que os profissionais possam ter acesso rápido e selecionado a todo esse conteúdo.
Assim como todo escritório de advocacia, é preciso haver prospecção de novos clientes e casos. Então, para auxiliar nesse processo, as lawtechs desenvolveram plataformas onde é possível a conexão entre advogados e também entre potenciais clientes.
A tecnologia está cada vez mais aliada a advocacia, o que tem facilitado e otimizado o tempo de trabalho gasto com documentos e processos demorados. Sendo assim, os profissionais têm muito mais disponibilidade para realizar trabalhos onde a demanda é muito mais importante.
Quer se manter informado sobre assuntos na área jurídica e muitos outros? Assine nossa newsletter e acompanhe nosso blog.
Compartilhe