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STARTUP – Por onde começar?

26 de maio

Uma empresa que surge a partir de uma ideia diferente, potencialmente escalável e em um cenário de incertezas. Entenda mais sobre neste texto.

 

O que é?

 

Startup é uma empresa de base tecnológica, com um modelo de negócios repetível, escalável e sustentável, que vive em um cenário de riscos e incertezas. Elas podem atuar em diferentes áreas e mercados, e utilizam a tecnologia como a base para as suas operações.

 

Um erro comum das pessoas é associar as startups a empresas digitais, mas elas não se limitam apenas a isso. Para ser considerada uma startup, é preciso que a empresa tenha uma proposta de negócio inovadora e com um grande potencial de crescimento.

 

O termo startup nasceu no Vale do Silício, na época chamada de “bolha da internet”, no início dos anos 1990, quando surgiram empresas gigantes como a Apple, o Google e o Facebook.

 

Modelo de negócios 

 

O modelo de negócio de uma startup, geralmente, é relacionado com tecnologia. Contudo, existe outras esferas em que elas atuam:

  • Edutech: startups focadas na educação;
  • Agrotech: startups de agricultura, pecuária e similares;
  • Govtech: empresas criadas para negociar com o poder público;
  • Healthtech: empresas startups da área da saúde;
  • E muitas outras

 

Quais as características de uma startup?

 

  • Inovação: Essa é a principal característica que define o que é uma startup. Toda startup é uma empresa que precisa propor soluções inovadoras, fora do comum, que apresentem uma nova maneira de resolver problemas. Para isso, devem oferecer produtos ou serviços que revolucionam ou até mesmo criam mercados que eram inexistentes ou pouco explorados até então.
  • Ser escalável e repetível 
  • Capacidade de sobreviver em um cenário de incertezas
  • Flexibilidade
  • Custos baixos para manter o negócio funcionando 
  • Burocracia reduzida 
  • Planejamento e pesquisa

 

Como funciona uma Startup?

 

Primeiramente deve  existir uma ideia inovadora, o empreendedor precisa desenvolver essa ideia, planejar de maneira estratégica o modelo de negócio para descobrir se ela é viável. Depois é o momento de verificar se sua ideia faz sentido para o público.

 

Um dos grandes desafios enfrentados pelas startups é o de conseguir investimentos financeiros para avançar com o projeto. Como já falado anteriormente, startups são empresas em estágio inicial que apresentam produtos ou serviços novos. Por isso, os investimentos são arriscados, já que não é possível saber ao certo a aceitação do público e se a startup irá de fato alavancar. Para conseguir crédito pelos meios tradicionais, como os bancos, torna-se mais difícil, além dos altos juros embutidos. Contudo existem projetos que financiam startups e instituições que oferecem programas de apoio.

Busque parceria, ter uma rede de contatos é essencial para alavancar sua ideia, além de também buscar apoio de mentores, que será de grande importância nesse processo.

 

Startups são somente empresas digitais?

 

Nem sempre. Elas só são mais frequentes na internet, pois a  web torna o crescimento do negócio bem mais fácil, rápido e barata, além de possibilitar a venda repetível. Um grupo com uma patente ousada e inovadora também pode ser uma startup, desde que seja um negócio escalável e repetível.

 

Lembre-se, toda startup é fundada em uma ideia inovadora. Atente-se as tendências, observe o cenário futuro e comunique-se com as pessoas para entender o que está faltando no mercado.

 

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