Blog

Teoria Da Imprevisão Contratual: Quando Eventos Inesperados Afetam Contratos

03 de abril

A partir da celebração de um contrato, com a estipulação de direitos e deveres, nasce a obrigação de cumpri-lo. Dessa forma, as partes deverão seguir os termos acordados como se fosse lei, sob pena de suportar as sanções em caso de descumprimento.

Entretanto, essa obrigatoriedade não é absoluta. No âmbito das relações contratuais, é comum que ocorram circunstâncias imprevistas que causem um impacto significativo no equilíbrio financeiro e no cumprimento das obrigações acordadas.

É nesse contexto que a Teoria da Imprevisão surge.

O que é e quando pode ser aplicada a Teoria da Imprevisão Contratual?

A Teoria da Imprevisão Contratual, é um instituto jurídico que permite a revisão de contratos celebrados, quando eventos extraordinários e imprevisíveis tornam o cumprimento do contrato excessivamente oneroso para uma das partes.

Dessa forma, busca evitar a desproporção entre a prestação e a contraprestação de um negócio jurídico, causando, como consequência, um enriquecimento injusto de uma parte às custas da outra.

Pode ser aplicada em diversas situações, como:

Aumento significativo dos preços de insumos;
Mudanças na legislação;
Catástrofes naturais;
Crises econômicas.

Nesse sentido, para ser possível a aplicação da Teoria da Imprevisão Contratual, é necessário o preenchimento de certos pressupostos:

1) É preciso que ocorra uma alteração extraordinária das circunstâncias, que não poderia ser prevista pelas partes no momento da celebração do contrato.
2) Essa mudança deve tornar a execução do contrato excessivamente onerosa para uma das partes, gerando um desequilíbrio contratual.
3) O evento imprevisto não seja consequência de uma conduta culposa ou negligente da parte afetada.

Quais os efeitos da aplicação da Teoria da Imprevisão?

Preenchido os pressupostos para sua aplicação, a Teoria da Imprevisão pode levar à:

Renegociação do contrato;
Rescisão do contrato;
Revisão das cláusulas contratuais.

Mas atenção! É fundamental destacar que o uso da teoria da imprevisão não deve ser interpretado como uma justificativa para a rescisão arbitrária de contratos, mas sim como um instrumento para adaptar e manter a integridade das relações contratuais diante de circunstâncias excepcionais e imprevisíveis. Sua aplicação deve seguir critérios objetivos e passar por uma análise rigorosa das circunstâncias particulares de cada situação, assegurando assim a segurança jurídica e prevenindo possíveis abusos.

Portanto, caso você esteja encontrando obstáculos para cumprir um contrato, recomenda-se buscar orientação de um profissional para avaliar se os requisitos da Teoria da Imprevisão Contratual estão presentes em seu caso.

Nós, da Machado Guedes Advogados Associados, estamos à sua disposição!

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.