Blog

Sancionada lei que aumenta punição para maus-tratos de animais

29 de dezembro

No dia 29 de novembro de 2020 o presidente da república sancionou a Lei 14.064/2020, que aumenta as penas para quem maltratar ou praticar abusos contra cães e gatos. Essa nova proposta altera a Lei 9.605 de crimes ambientais (1998) e cria um item específico para a proteção de animais domésticos, que são as principais vítimas desse tipo de crime.

 

Veja mais detalhes a seguir

 

Aumento da punição para maus-tratos aos animais

 

A pena passará a ser de dois a cinco anos de prisão, podendo chegar a seis anos dependendo das lesões causadas ao animal, além da multa e proibição da guarda.

 

Antes, a pena era de detenção de três meses a um ano juntamente com uma multa. Por conta disso, muitos criminosos não pagavam pelos seus atos como deviam.

 

Proteção animal

 

A proteção animal torna-se cada vez mais necessária e essencial pois os casos de violência contra eles vêm sendo cada vez mais frequentes, principalmente depois do isolamento social devido ao corona vírus.

 

Diariamente, animais domésticos são maltratados e abandonados em condições precárias. Por esse motivo, é fundamental que haja uma punição severa para indivíduos que cometem esse tipo de crime.

 

Diante disso, enrijecer as leis que protegem os animais é uma forma de evitar que crimes mais graves viessem a acontecer no futuro.

 

O que é considerado maus tratos aos animais?

 

As condutas consideradas como maus-tratos aos animais são:

– Abandono

– Agressões físicas, como: espancamento, mutilações, envenenamento;

– Manter o animal preso a correntes ou cordas;

– Manter o animal em locais não-arejados – sem ventilação ou entrada de luz;

– Trancar o animal em locais pequenos e sem o menor cuidado com a higiene;

– Manter o animal desprotegido contra o sol, chuva ou frio;

– Não alimentar o animal de forma adequada e diariamente;

– Não levar o animal doente ou ferido a um veterinário;

– Submeter o animal a tarefas exaustivas ou além de suas forças;

– Utilizar animais em espetáculos que possam submetê-los a pânico ou estresse;

– Capturar animais silvestres;

 

Saiba como denunciar maus-tratos ou crueldade contra animais

 

Ter conhecimento de um caso de maus-tratos e não realizar a denúncia é ser cúmplice do crime. Portanto, nessas situações, não há outra saída a não ser denunciar. O processo é feito de maneira anônima.

 

Você pode realizar a denúncia através do telefone 0800 61 8080 ou enviar um e-mail para linhaverde.sede@ibama.gov.br. O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) será o responsável por encaminhar as incriminações para a delegacia mais próxima do local da agressão.

 

Caso o crime esteja acontecendo no momento do flagrante, o mais recomendado é ligar no 190 e pedir uma viatura no local.

 

Vale lembrar também que o denunciante será apenas uma testemunha do caso, a responsabilidade de cuidar do trâmite para dar continuidade ao procedimento será o Estado.

 

Para ficar informado sobre essas e outras leis acompanhe o nosso blog!

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.