Blog

Reforma Tributária: entenda e prepare-se para os impactos no seu negócio

31 de janeiro

A reforma tributária é um dos temas mais importantes e complexos da agenda política e econômica do Brasil. Ela visa simplificar e modernizar o sistema tributário nacional, que hoje é considerado um dos mais burocráticos, onerosos e injustos do mundo.

Mas o que a reforma tributária significa para o seu negócio? Quais são as principais mudanças propostas e como elas podem afetar a sua atividade empresarial? Neste texto, vamos explicar os principais pontos da reforma tributária e dar algumas dicas de como se preparar para os seus impactos.

O que é a reforma tributária?

A reforma tributária é um conjunto de alterações na legislação que define as regras de cobrança e arrecadação de impostos, taxas e contribuições no Brasil. O objetivo é tornar o sistema tributário mais simples, transparente, eficiente e equitativo, reduzindo a carga tributária, a sonegação fiscal, a guerra fiscal entre os entes federativos e as distorções econômicas.

Existem atualmente duas propostas de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional: a PEC 45/2019, de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), e a PEC 110/2019, de autoria do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). Ambas as propostas têm como principal medida a substituição de cinco tributos sobre o consumo (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) por um único imposto sobre valor agregado (IVA), que seria chamado de Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) na esfera federal e de Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) nas esferas estadual e municipal.

Além disso, as propostas preveem a criação de um imposto seletivo sobre alguns produtos específicos, como combustíveis, cigarros, bebidas e energia elétrica, e a extinção ou redução de alguns benefícios fiscais, como a Zona Franca de Manaus e a desoneração da cesta básica.

Quais são os impactos da reforma tributária para o seu negócio?

A reforma tributária pode trazer vantagens e desvantagens para o seu negócio, dependendo do seu ramo de atividade, do seu regime tributário, do seu faturamento, da sua localização e da sua cadeia produtiva. De modo geral, os principais impactos da reforma tributária para o seu negócio são:

  • Simplificação das obrigações acessórias: com a unificação de cinco tributos em um só, você terá menos burocracia e custos para cumprir as suas obrigações fiscais, como emissão de notas fiscais, escrituração contábil, declarações e guias de recolhimento. Isso pode aumentar a sua produtividade e competitividade no mercado.
  • Mudança na base de cálculo e na alíquota dos tributos: com a reforma tributária, os tributos passarão a ser cobrados sobre o valor agregado em cada etapa da produção e da comercialização de bens e serviços, e não mais sobre o faturamento bruto ou sobre o valor total da operação. Além disso, a alíquota do IVA será uniforme para todos os setores e regiões, com exceção de alguns produtos sujeitos ao imposto seletivo. Isso pode alterar a carga tributária do seu negócio, para mais ou para menos, dependendo do seu perfil.
  • Mudança no local de recolhimento dos tributos: com a reforma tributária, os tributos passarão a ser recolhidos no destino final, onde o bem ou serviço será consumido, e não mais na origem, onde o bem ou serviço foi produzido. Isso pode afetar a sua competitividade em relação aos seus concorrentes de outros Estados ou municípios, que podem ter alíquotas diferentes do IVA.
  • Mudança no regime de créditos e débitos dos tributos: com a reforma tributária, você poderá aproveitar os créditos de todos os tributos pagos nas etapas anteriores da sua cadeia produtiva, e não apenas de alguns tributos, como ocorre hoje. Isso pode reduzir o seu custo tributário e aumentar a sua margem de lucro.

Como se preparar para os impactos da reforma tributária?

A reforma tributária ainda não foi aprovada pelo Congresso Nacional e pode sofrer alterações ao longo da sua tramitação. Além disso, a sua implementação será gradual e terá um período de transição, que pode variar de seis a dez anos, dependendo da proposta. Portanto, ainda há tempo para você se preparar para os impactos da reforma tributária no seu negócio. Algumas dicas são:

  • Acompanhe o andamento das propostas de reforma tributária no Congresso Nacional e fique atento às possíveis mudanças nas regras e nas alíquotas dos tributos.
  • Faça uma análise tributária do seu negócio e simule os cenários antes e depois da reforma tributária, considerando os seus custos, receitas, despesas e lucros.
  • Avalie o seu regime tributário atual e verifique se ele ainda será vantajoso após a reforma tributária. Se necessário, faça uma revisão tributária e planeje uma eventual mudança de regime.
  • Busque orientação profissional de um contador ou de um consultor tributário para esclarecer as suas dúvidas e auxiliar na sua adaptação às novas regras.
  • Invista em tecnologia e em capacitação para atualizar os seus sistemas e os seus colaboradores sobre as novas obrigações fiscais e contábeis.

A reforma tributária é um desafio, mas também uma oportunidade para o seu negócio. Com planejamento, informação e preparação, você pode aproveitar os benefícios da simplificação e da modernização do sistema tributário brasileiro e se destacar no mercado.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.