Blog

Planejamento tributário: Entenda a importância

14 de setembro

 

   Que no Brasil existe uma carga tributária extremamente alta você provavelmente já sabe. Mas você sabia que muitas empresas, logo quando abrem, gastam boa parte dos seus lucros com tributos desnecessários, fazendo com que o progresso da empresa seja comprometido? Isso acontece porque essas empresas não sabem da importância do planejamento tributário.

   Grande parte do comprometimento do lucro de algumas empresas poderiam ser resolvidos com a utilização dessa estratégia legal, já que com ela poderiam buscar a melhor forma de lidar com a legislação tributária do Brasil, assim reduzindo a carga tributária de seu empreendimento.

   Quer saber mais sobre a importância do planejamento tributário para o seu negócio? Fique tranquilo, a Machado Guedes preparou esse conteúdo com o intuito de te ajudar!

 

O que é Planejamento tributário?

 

   Trata-se de uma ferramenta legal que busca reduzir a carga tributária, ajudando no planejamento do pagamento de tributos e na redução do valor da carga tributária. Essa ferramenta prepara a empresa para gerenciar as obrigações fiscais que ela terá perante o fisco.

   Além de ajudar na organização tributária, o planejamento também serve para ajudar a reduzir os impostos através de uma gestão inteligente dos recursos e operações. Planejar proporciona um poder de escolher a melhor tributação para a empresa. Tudo é feito dentro da lei, sem nenhum tipo de sonegação e cumprindo suas obrigações fiscais.

   Como uma das maiores dificuldades que os empreendedores encontram é a carga tributária, que interfere diretamente nos lucros da empresa, torna-se super importante esse planejamento estruturado de acordo com as necessidades de cada empresa.

 

Principais benefícios do planejamento tributário:

 

1- Evita impostos indevidos:

   Cada negócio possui tributos voltados ao seu ramo,  por exemplo: uma empresa de produtos paga mais impostos do que uma prestadora de serviços. Com o planejamento tributário você saberá identificá-los e quando possível se isentar de alguns impostos.

 

2- Redução de valor:

   Analisando as tributações que devem ser pagas é possível encontrar maneiras legais para reduzir os gastos, e também aproveitar políticas de incentivo que permitam a redução das alíquotas.

 

3- Maior prazo:

   O que pode ajudar também é tentar estender o prazo de pagamento em casos de benefício fiscal de diferimento, que são específicos e voltados para determinadas operações previstas em lei.

 

4- Reduz a burocracia do sistema:

   Algo que assombra muitos empreendedores é a burocracia por trás do sistema tributário. Mas acredite, se você adotar um bom planejamento tributário, você conseguirá eliminar boa parte da papelada que seja excessiva.

 

5- Previne multas

   Com o planejamento tributário você ficará a parte de todas as obrigações fiscais por trás de seu negócio. Com isso, poderá evitar as multas durante possíveis fiscalizações.

 

Quais os tipos de planejamento tributário?

 

1- Operacional:

   Esse tipo de planejamento cuida dos procedimentos, das operações e das práticas que devem ser adotadas pela empresa para que todas as exigências legais do ponto de vista fiscal sejam atendidas.

 

2- Estratégico:

   Neste, é realizada a avaliação e a escolha do regime tributário que a empresa deve se enquadrar. Com base na avaliação de diversos fatores, como a atividade desenvolvida, faturamento, quadro societário, dentre outras informações, será escolhido o regime tributário mais adequado.

 

3- Tático:

   Envolve a gerência da empresa, faz com que as metas fixadas sejam realizadas nos prazos estabelecidos, além disso, escolhe as ferramentas que serão utilizadas para isso, evitando que tempo e dinheiro não sejam desperdiçados.

 

4- Preventivo:

   Referente ao momento da execução, desenvolvimento seguindo orientações das obrigações principais e acessórias. O objetivo é “prevenir” erros.

 

5- Corretivo:

   Referente ao processo de correção de anomalias e problemas na gestão tributária.

 

   Por fim, é importante ressaltar que quando você for realizar seu planejamento tributário, é muito importante que você procure um bom advogado, que possua sua confiança. Pois um mau planejamento poderá ocasionar danos na sua empresa.

   Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você! Continue acompanhando o Blog da Machado Guedes Advogados Associados para mais conteúdos informativos relacionados a Direito!

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.