Blog

Perda ou dano da Carteira de Trabalho: E agora? O que fazer?

07 de agosto

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para quem presta qualquer tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica. Ela registra a vida profissional do trabalhador e garante seus direitos trabalhistas e previdenciários, como o seguro-desemprego, o FGTS, a aposentadoria, entre outros. Por isso, é essencial tomar cuidado com a sua CTPS e mantê-la em bom estado de conservação.

Mas o que fazer se você perder ou danificar a sua CTPS? Acompccanhe até o final o blog de hoje, e vamos explicar como recuperar os seus registros profissionais e solicitar uma nova via do documento!

 

Danifiquei ou Perdi a CTPS. E agora? O que preciso fazer?

Se a sua CTPS foi danificada por algum motivo, como rasgo, fogo, água ou mofo, você deve solicitar a segunda via do documento. Nesse caso, não é necessário fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.) na polícia, mas você deve apresentar a carteira danificada no momento da solicitação. Além disso, você deve levar os seguintes documentos: uma foto 3×4 recente, com fundo branco; um documento de identificação oficial, com foto e data de nascimento, como RG, CNH, passaporte ou carteira de identidade profissional; e a certidão de nascimento ou de casamento, se for o caso.

Se você perdeu sua CTPS, seja por roubo, furto ou extravio, o primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) na delegacia de polícia mais próxima, informando o ocorrido e o número da carteira, se possível. Em seguida, você deve solicitar a segunda via do documento, levando os mesmos documentos citados acima, mais o B.O. original ou uma cópia autenticada.

 

Como recuperar as informações da CTPS antiga?

Para restaurar as informações da CTPS antiga, você deve apresentar à Superintendência Regional do Trabalho ou a algum Posto de Atendimento ao Trabalhador os documentos que comprovem seus vínculos empregatícios anteriores, tais como: extrato do FGTS, termo de rescisão dos contratos anteriores, requerimentos de seguro-desemprego, holerites ou recibos de férias.

Se a empresa onde você trabalhou não existir mais, você deve buscar auxílio na Junta Comercial, na Superintendência ou na Justiça do Trabalho.

 

Qual prazo para solicitar a nova Carteira de Trabalho?

Embora não exista uma data limite para pedir a segunda via da Carteira de Trabalho, é aconselhável fazer essa solicitação rapidamente. Caso recupere a carteira que foi perdida depois de ter a segunda via emitida, você tem a opção de decidir qual delas vai usar, contanto que ambas estejam regulares.

Carteira de Trabalho Digital

Uma alternativa à Carteira de Trabalho em papel é a versão digital, que pode ser útil para quem tem dificuldade de guardar documentos. Ela também traz vantagens para os processos trabalhistas, pois permite o acesso rápido às informações.

 

Portanto, se você danificou ou perdeu sua Carteira de Trabalho, nem tudo está acabado, existe uma saída! E, se você acompanhou a leitura até aqui, sabe o que fazer diante dessa situação.

 

Se ficou alguma dúvida, nós, da Machado Guedes Advogados Associados, estamos à disposição!

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.