Blog

O Uber já está funcionando em Guarapuava

15 de março

Apesar da lei municipal que proíbe o aplicativo. Já é possível se cadastrar e utilizar o serviço em todo o município.

Recentemente, o aplicativo de caronas pagas Uber – uma conhecida plataforma que conecta motoristas e passageiros – passou a funcionar em Guarapuava. Entre a euforia dos amantes do uso da tecnologia no dia a dia, e a conturbada relação dos motoristas da empresa com os motoristas de táxi, uma dúvida perdurou: O Uber  é legal?

De acordo com nota pública divulgada pelo Ministério Público Federal, MPF, em agosto de 2016, a resposta seria sim. Em um estudo em colaboração com várias instituições o órgão declara que aplicativos como o Uber facilitam o acesso de ofertantes (motoristas particulares) aos demandantes de serviços de transportes. Aproveitando assim a capacidade ociosa de veículos. Uma vez que atraem motoristas através da geração de renda extra.

Ainda de acordo com o MPF, o fornecimento deste tipo de serviço por meio de aplicativos promove uma alocação mais eficiente de recursos. Isso porque ele reduz os custos das transações. A nota ainda recomenda que cabe às autoridades a tarefa de moldar esta transição, a fim de regulamentar a concorrência, e impedir a rivalidade entre os motoristas do Uber e os taxistas.

Para isso, existe a sugestão de uma nova regulamentação em relação aos motoristas de táxis. Facilitando assim a sua concorrência e a melhora dos seus serviços. Entretanto ressalta, este novo regulamento não deve criar barreiras regulatórias artificiais e, quanto ao Uber, caso necessária, a regulação deve ser mínima.

Assim MPF concluiu que não existem elementos econômicos que justifiquem a proibição da atuação de novos agentes – O Uber, por exemplo e que estes podem trazer benefícios ao mercado de transporte individual.

Apesar de otimista, a nota do MPF não foi suficiente. Seriam precisa mais para que as discussões em relação da legalidade do Uber chegassem a um consenso. Em um momento mais recente, uma decisão da Câmara dos Deputados pode colocar um ponto final na questão.

No dia 28 de fevereiro deste ano, a Câmara decidiu que aplicativos como o Uber, não precisam apresentar placa vermelha em seus veículos. A decisão foi importante para o funcionamento do aplicativo. Uma vez que funciona com base em carros particulares e portanto, sem o alvará de veículo de aluguel.

Além disso, a decisão definiu também que os motoristas não precisam necessariamente serem donos dos veículos para circularem. Ela também libera a circulação de placas diferentes entre cidades.

A Câmara, entretanto, decidiu pela autonomia de cada município para regulamentar os aplicativos. Nessa regulamentação, os municípios poderão fazer exigências  que julgarem necessárias para o funcionamento dos carros. Como, por exemplo,  controlar questões como a quantidade de carros permitidos. Não foi decidido ainda se as prefeituras poderão exigir localmente pelo uso da placa vermelha ou a proibição do aplicativo.

 

Uber em Guarapuava

Quando o Uber passou a funcionar em Guarapuava, nos início deste mês, gerou muitas dúvidas em relação à lei municipal Lei 2470/2015.  A lei proíbe o uso de Carros particulares cadastrados em aplicativos fixos ou móveis para o transporte remunerado individual de pessoas, no âmbito do Município de Guarapuava. Um projeto tramita na Câmara para que a lei seja revogada.

Mesmo com a Lei Municipal ainda em vigor, o aplicativo se apoia na lei federal 12587/2012, a Política Nacional de Mobilidade Urbana que define como transporte público individual, serviços remunerados de transporte de passageiros aberto ao público, por intermédio de veículos de aluguel, para a realização de viagens individualizadas. Estando assim, o Uber e outros aplicativos, dentro da Lei Federal.

Com a recente decisão da Câmara em favor do aplicativo, aliada à Lei de 2012, fica díficil que os tribunais decidam em favor da proibição dos aplicativos. Mesmo diante de leis municipais. Vale lembrar que o Uber já está funcionando na cidade desde o final de fevereiro. É possível se conectar à um motorista fazendo download e se cadastrando no aplicativo. O uber está disponível para Android e IOS e pode ser baixado gratuitamente.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.