Blog

O sistema tributário brasileiro precisa ser aprimorado?

19 de outubro

 

    Sabemos que nenhum sistema tributário pode ser dito como perfeito. Entretanto, o Brasil tem a fama de possuir uma das piores legislações tributárias do mundo. Esse fato corrobora com consequências, como uma organização da economia e também gera uma enorme distorção distributativas, pois acaba liberando algumas pessoas de alta renda com poucos tributos. Com isso, surge a dúvida “O sistema tributário brasileiro precisa ser aprimorado?”.

    A dita aprimoração no sistema tributário brasileiro é uma proposta do Governo Federal de simplificação do sistema, com a extinção de impostos e a unificação de alguns deles. Essa proposta visa favorecer a competitividade entre as empresas, estimulando a atividade econômica e tornando a arrecadação mais eficiente.

 

Principais distorções do sistema tributário brasileiro:

 

    Elencamos as principais distorções do sistema tributário brasileiro com base nas principais categorias de tributos.

 

  • Tributos sobre bens e serviços

 

    Na grande parte dos países a tributação sobre bens e serviços é feita por meio do “imposto sobre o valor adicionado” (IVA). Esse tipo de imposto é cobrado em todas as etapas da produção e comercialização, é considerado um imposto “neutro” e faz com que o débito do imposto no final da venda corresponda ao recolhido ao longo de todo o processo de produção.

    Já no Brasil, a tributação dos bens e serviços é bem diferente do padrão internacional, pois possui quatro tributos sobre bens e serviços, sendo dois federais (PIS/Cofins e IPI), um estadual (ICMS) e um municipal (ISS). Nenhum desses tributos possui uma base abrangente, estes tributos têm problemas sérios.

 

  • Tributos sobre a folha de salários

 

    Algo comum na maioria dos países, inclusive no Brasil, é a contribuição para a previdência social do empregador e do empregado. Porém uma das características do  sistema tributário brasileiro é a elevada incidência de tributos sobre a folha de salários. Por ser onerada por uma série de outros tributos, por exemplo: as contribuições para o Sistema S, o Salário Educação, etc.

    O fato de existir uma grande incidência de tributos sobre a folha de salários, gera uma dificuldade em formalizar o trabalho no país. Além disso, outro ponto de deficiência importante é a falta de uma relação entre o valor das contribuições previdenciárias incidentes sobre a folha e os benefícios percebidos pelos trabalhadores.

 

  • Tributos sobre a renda

 

    Existem várias distorções relevantes, mas vamos listar neste post apenas duas. A primeira seria as distorções na tributação da renda pessoal, pois existe uma grande parte dos rendimentos de pessoas de alta renda sendo tributada somente na pessoa jurídica, a uma alíquota inferior à da pessoa física.

     Outra distorção importante, seria na tributação da renda do capital, que se aplica a lucro, juros e aluguéis. Quando o assunto é juros, a tributação varia de acordo com o beneficiário dos rendimentos (pessoa física, jurídica ou estrangeiro), do instrumento em que os recursos foram aplicados e da destinação dos recursos captados.

 

  • Tributos sobre a propriedade e a transferência de patrimônio

 

    Os tributos sobre o patrimônio são importantes, pois têm impacto distributivo. No Brasil existem três impostos sobre a propriedade: o IPTU, o IPVA e o ITR. Além disso, o país também possui dois impostos sobre a transferência de propriedade: o ITCMD e o ITBI.

  Porém há uma clara deficiência destes tributos, um dos fatos é a baixíssima receita do ITR, que em 2014 não chegou a R $1 bilhão, o que mostra a necessidade de uma ampla revisão da legislação e da estrutura de fiscalização deste imposto. Ademais, é verídico dizer que o potencial de arrecadação do IPTU fica muito longe de seu potencial, especialmente no caso de pequenos municípios.

 

  • Regimes simplificados de tributação

 

    Os regimes simplificados de tributação, que são o Lucro Presumido, SIMPLES e o regime dos Microempreendedores Individuais (MEI), acarretam pontos negativos sobre a eficiência econômica e a justiça distributiva, decorrente do fato de existir uma grande diferença entre o custo tributário para as pequenas empresas e para as grandes empresas.

    Consequentemente isso forma um ambiente favorável à abertura de pequenos negócios. No Brasil, é comum ver empresas do SIMPLES se dividirem em várias empresas, de forma ineficiente e com alto custo.

 

    O procurador tributário do Conselho Federal da OAB, Tiago Conde, concordou com a necessidade de alterações no sistema tributário brasileiro. Segundo Conde, nós precisamos de uma reforma tributária tendo como fundamento não só a simplificação do sistema, mas também a diminuição da desigualdade social.

     Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso Blog da Machado Guedes Advogados Associados!

 

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.