Blog

O que você precisa saber sobre as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro

06 de outubro

Foi aprovado pelo Plenário do Senado, no dia 03/09, uma série de mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A proposta havia sido apresentada pelo presidente em 2019, porém, o texto passou por diversas mudanças na Câmara e no Senado. 

 

Entre as alterações estão: aumento do prazo de validade da carteira de motorista, acréscimo no número de pontos necessários para suspender a habilitação e a aplicação de apenas uma advertência escrita para os motoristas que transportavam crianças de maneira irregular.

 

A flexibilização da lei não foi bem vista pelos especialistas do trânsito e nem pela população brasileira.

 

Abaixo destacamos as principais mudanças no decreto, continue a leitura para entender de forma mais aprofundada.

 

 

Pontos e validade da CNH

O prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação será modificado, consistirá de 10 anos para quem tem menos de 50 anos de idade, 5 anos para quem tiver entre 50 e 70 anos e 3 anos para o restante.

Além disso a suspensão da habilitação funcionará da seguinte forma: 40 pontos para o condutor que não receber multas, 30 para quem for penalizado com uma infração gravíssima e 20 pontos para quem somar duas ou mais multas gravíssimas.

 

 

Cadeirinha infantil

O uso das cadeirinhas infantis será obrigatório para crianças com idade inferior a 10 anos que não tenham atingido 1,45 metro de altura. A penalidade foi mantida, o CTB determina que o descumprimento desta obrigatoriedade é infração gravíssima com uma multa no valor de R$ 293,47.

 

 

Corredores de motocicletas

Novas regras para o uso dos corredores de motociclistas foram criadas. A passagem entre as faixas das vias entre veículos deverá ser feita apenas quando o fluxo estiver parado ou lento. As Motociclistas têm de transitar entre as duas faixas mais à esquerda da via, com velocidade compatível à segurança dos pedestres e veículos.

 

 

Farol baixo

Agora os faróis baixos serão obrigatórios durante o dia somente em rodovias de pista simples situadas fora dos perímetros urbanos.

 

 

Capacete e viseira

O uso de capacete sem viseira ou com ela levantada será considerado uma infração média.

 

 

Crianças na garupa

A idade mínima foi modificada para 10 anos. A penalidade foi mantida.

 

 

Aulas noturnas

Não haverá mais a necessidade de fazer aulas noturnas

 

 

Bicicletas

Parar sobre ciclovia ou ciclofaixa será considerado uma infração grave a partir de agora. Também, a pena de infração por não redução da velocidade ao ultrapassar ciclistas será maior.

 

 

Notificação eletrônica

O condutor poderá optar pelo sistema de notificação eletrônica de multas. Nesse caso, se ele não apresentar defesa prévia nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração, poderá ganhar desconto de 40% no valor da multa. 

 

 

Recall e Licenciamento

O projeto torna o recall uma condição para o licenciamento anual do veículo. Multas e débitos fiscais também irão impedir que esse processo seja efetivado.

 

 

Multas

As multas leves e médias cometidas serão punidas apenas com advertência, se o motorista não for reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses. O prazo máximo para a aplicação da penalidade é de 180 dias. Caso o condutor apresente uma defesa prévia, o período será dobrado.

 

 

Exame de direção

Os condutores das categorias C, D e E deverão comprovar resultado negativo em exame toxicológico para tirar ou renovar a carteira. Os examinadores deverão ser médicos e psicólogos especialistas, com titulação específica em medicina do tráfego e psicologia do trânsito atribuído pelo conselho profissional.

 

Lembrando que as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro precisam ser sancionadas pelo Presidente da República e entrarão em vigor após 180 dias de sua publicação oficial.

 

 

Continue informado sobre essas e outras possíveis mudanças no CTB, basta acessar e acompanhar o nosso blog!

 

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.