Blog

ITBI e IPTU podem ter base de cálculo diferente, entenda:

15 de março

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é um tributo municipal obrigatório e cobrado pelas prefeituras ao comprador do imóvel, seu cálculo é comumente feito pela administração pública que utiliza o valor venal pré-estabelecido de modo unilateral como base de cálculo do ITBI. Por unanimidade, o colegiado decidiu que a base de cálculo do ITBI não é vinculada à base de cálculo do IPTU. Vamos entender mais sobre esse assunto?

 

O recurso especial n. 1937821 – SP foi promovido entre o município de São Paulo e a empresa Fortress Negócios Imobiliários LTDA, e teve seu julgamento ocorrido sob a sistemática de recursos repetitivos, o que significa que o entendimento deverá ser replicado por tribunais de todo o Brasil em casos idênticos.

 

Desta forma, para os ministros, a base de cálculo do imposto deverá ser definida a partir do valor da transação declarada pelo contribuinte. Afinal o ITBI é cobrado quando há transmissão de bens imóveis e direitos, ao passo que o IPTU tributa a propriedade de bem imóvel.

 

O fato gerador do ITBI ocorre quando existe um negócio jurídico, ou seja, um acordo de vontade entre duas partes, cujo valor pode ser definido a partir de uma série de variáveis, como: estado de conservação, benfeitorias realizadas no imóvel e interesses pessoais do vendedor e do comprador no momento do negócio. 

 

Com base nisso, a base de cálculo do ITBI deverá ser o valor do imóvel transmitido em condições normais de mercado, não podendo então, ser vinculado à base de cálculo do IPTU, que não deve ser utilizada como piso de tributação.

 

Afinal, o ITBI é cobrado quando há transmissão de bens imóveis e direitos, ao passo que, o IPTU tributa a propriedade de bem imóvel, por este motivo, o cálculo do valor venal do imóvel, para efeito de IPTU, segue critérios definidos na planta genérica de valores aprovada em lei municipal, conforme informações de localização e de metragem do imóvel, de outro lado, o cálculo do valor venal do imóvel, para efeito de ITBI, segue o valor real de venda do imóvel ou de mercado.

 

Utilizando-se do princípio da boa-fé objetiva, presume-se como verídico o preço declarado pelo contribuinte no negócio jurídico de compra e venda de imóvel, tal presunção é relativa e somente pode ser afastada pelo fisco, se esse valor se revelar, manifestamente, incompatível com a realidade econômica, mediante a apresentação de provas documentais, devendo, nesta hipótese, ser instaurado procedimento administrativo norteado pelo contraditório com vistas ao arbitramento da base de cálculo, a teor do artigo 148 do Código Tributário Nacional (CTN).

 

Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos informativos relacionados a Direito!. Caso tenha alguma dúvida, basta entrar em contato conosco.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.