Blog

Entenda como funciona o processo de fusão societária

05 de janeiro

Com o objetivo de se fortalecer e alcançar novas perspectivas de negócio, algumas empresas decidem se unir através do processo de fusão societária.

 

A fusão empresarial é bastante comum, já que é uma forma muito eficaz de superar a concorrência e engrandecer uma marca.

 

No texto a seguir, explicaremos um pouco mais sobre esse processo e como ele funciona, acompanhe!

 

O que é o processo de fusão societária?

 

A fusão societária acontece quando duas empresas se unem, deixando de existir individualmente e formando uma nova e única sociedade. O controle administrativo fica nas mãos da empresa que for maior ou com mais relevância.

 

 Essa fusão se divide em cinco tipos:

– horizontal — quando as empresas fundidas são do mesmo setor;

– vertical — quando os negócios de cada empresa se complementam;

– conglomeração — quando as empresas fundidas possuem atividades totalmente distintas;

– extensão de mercado — quando as empresas produzem o mesmo produto, mas operam em mercados diferentes;

– extensão de produto — quando os produtos das empresas se relacionam e operam no mesmo mercado.

 

Vale lembrar também que, é muito importante que tudo esteja bem claro e definido antes de dar início ao acordo. É necessário que esse procedimento seja feito através de uma assembleia geral de acionistas em cada uma das empresas.

 

Vantagens da fusão societária

 

A fusão societária acontece frequentemente no universo empresarial, já que proporciona muitas vantagens econômicas e ganhos de mercado.

 

Aumento da receita

 

A união das empresas provoca um aumento nas oportunidades de negócio, consequentemente gerando mais receita. Geralmente os resultados são bem satisfatórios, sendo bem mais vantajoso do que operar isoladamente.

 

 Diminuição de custos

 

Quando há uma fusão, os custos são otimizados, aumentando o lucro e diminuindo as despesas. Com a nova estrutura formada em conjunto, fica muito mais fácil administrar a empresa como um todo.

 

Expansão de marca

 

Novos nichos de mercado podem ser atingidos já que a fusão empresarial une dois públicos-alvo. Esse fato fortalece o empreendimento, aumentando a abrangência da marca e as chances de conversão de vendas.

 

 

Diversificação de mercado

 

A combinação das diferentes áreas de atuação possibilita o alcance de vários mercados e públicos diferentes, expandindo as possibilidades de negócios.

 

Diante de um mercado tão competitivo, é essencial que as empresas usem as melhores estratégias para se destacarem diante da concorrência. A fusão societária traz bons resultados e proporciona uma melhora substancial no corpo de uma instituição.

 

Para continuar informado sobre esse e outros assuntos do mundo empresarial, não deixe de acompanhar o nosso blog!

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.