Blog

É possível garantir a Isenção de Imposto de Renda em Casos de Doença?

24 de abril

Em casos de doenças graves, o contribuinte pode ter direito à isenção de imposto de renda sobre seus rendimentos. Essa isenção pode ser um importante benefício para aliviar o impacto financeiro da doença.

Quais doenças podem dar direito à Isenção de Imposto de Renda?

O artigo 6º, inciso XIV, da Lei 7.713/88 (Lei da Isenção do Imposto de Renda), prevê a isenção de Imposto de Renda para diversas doenças graves. Alguns exemplos são:

AIDS;
Alienação mental;
Cardiopatia grave;
Cegueira;
Doença de Parkinson;
Esclerose múltipla;
Hepatite C;
Nefropatia grave;
Neoplasia maligna (câncer);
Tuberculose ativa.

Como solicitar a Isenção do Imposto de Renda por doença?

A isenção de Imposto de Renda, para as doenças listadas na legislação, é feita via pedido administrativo. Se você tem direito ao benefício, deve acessar o site Meu INSS e gerar um requerimento. Acesse a opção de Agendamentos/Requerimento, selecione “Isenção de Imposto de Renda” e preencha os dados necessários.

O pedido deve ser acompanhado de:

Laudo médico detalhado, emitido por médico especialista;
Requerimento de isenção;
Documentos comprobatórios da doença.

O INSS solicitará que você escolha uma agência da previdência para a realização da perícia médica. O INSS geralmente leva cerca de 45 dias para avaliar o pedido após a perícia médica.

O que fazer se o INSS negar o pedido?

Existem casos em que o INSS não reconhece o direito à isenção, ou demora mais de 45 dias para concluir o processo, situação nas quais será necessário ingressar com uma ação para conseguir a isenção judicialmente.

Quando proposta a ação, deverá ser demonstrado ao Juízo a moléstia grave por todos os meios de prova admitidos, além do laudo pericial oficial produzido pelo INSS.

A jurisprudência do STJ garante o direito à restituição retroativa de valores relativos ao Imposto de Renda sobre proventos de pessoas com doenças graves. Isso significa que o início do período para isenção e restituição dos valores não está limitado à data de emissão de um laudo oficial, mas sim à data em que a doença foi diagnosticada por um médico.

Essa interpretação tem importantes consequências para aqueles que enfrentam doenças graves, pois lhes permite obter a restituição retroativa dos valores do Imposto de Renda pagos indevidamente durante o período de sua doença.

Fique atento!

A Isenção de Imposto de Renda é um direito importante para pessoas com doenças graves.  Essa restituição é considerada um benefício significativo, pois ajuda a aliviar os custos associados ao tratamento contínuo das doenças graves, auxiliando nos gastos com as despesas médicas.

Para mais informações, entre em contato conosco e continue acompanhando nosso Blog para mais conteúdos como esse!

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.