Blog

Direito a Greve: Como funciona, quais são os direitos dos grevistas e o que é proibido?

09 de julho

O trabalhador brasileiro é assegurado pela Lei 7.783/89 ao direito à greve. Segundo a constituição considera-se legítimo o exercício de direito a greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços ao empregador.

Como funciona?

Antes de dar início a greve, entidade sindical correspondente deve convocar uma assembléia geral que definirá as reivindicações da categoria.  Desta forma, se deliberará sobre a paralisação coletiva da prestação de serviços. Quando não houver entidade sindical, a assembléia deve ser feita com os trabalhadores para constituir uma comissão de negociação para representar os interesses da categoria.

Após definidas as reivindicações, deve-se tentar negociar, deixando a paralisação como última instância para defesa dos interesses dos trabalhadores.

Quando decidida a paralisação em assembleia, é preciso notificar os empregadores e o sindicato com 48 horas de antecedência da paralisação. No caso de serviços considerados essenciais, esse aviso deve ser feito com 72 horas de antecedência.

Trabalhadores de serviços essenciais, como: tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica; gás e combustível; assistência médica e hospitalar; distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos; serviços funerários; transporte coletivo; captação e tratamento de esgoto; coleta de lixo; telecomunicações; serviços de segurança; controle de tráfego aéreo e compensação bancária, devem assegurar um funcionamento mínimo, de acordo com decisão judicial.

Assim, quem julgará e decidirá sobre a procedência, total ou parcial, ou improcedência das reivindicações é a Justiça do Trabalho. Isso, por iniciativa de qualquer das partes ou do Ministério Público do Trabalho, cumprindo ao Tribunal publicar, de imediato, o competente acórdão.

Quais são os direitos dos grevistas?

Segundo o Artigo 6 desta mesma Lei, os grevistas têm o direito de utilizar meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem à greve. Além disso, podem arrecadar fundos para a livre divulgação do movimento.

A lei também protege o trabalhador, caso as empresas ou empregadores adotem meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho. E também veda a rescisão de contrato de trabalho durante a greve, bem como a contratação de trabalhadores substitutos.

O que é proibido?

Os grevistas não devem em momento algum violar ou constranger os direitos fundamentais de outrem. E as manifestações e atos de persuasão utilizados pelos grevistas não poderão impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoa.

Constitui abuso do direito de greve a inobservância das normas contidas na Lei. Bem como a manutenção da paralisação após a celebração de acordo, convenção ou decisão da Justiça do Trabalho.

O abuso do direito à greve, e o não cumprimento de acordos para manter a atividade de equipes com o propósito assegurar os serviços cuja paralisação resultem em prejuízo irreparável, são as únicas exceções que permitem a rescisão de contrato e a contratação de trabalhadores substitutos durante a greve.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.