Blog

Contratação temporária: como funciona?

05 de dezembro

Ano após ano, milhares de contratações são realizadas para atender a demanda das festas de fim de ano. Por isso, existe a lei n° 6.019/74 (que foi alterada pela lei 13.429/2017), a qual estabelece algumas regras para a contratação temporária. Assim, nessa época do ano, funcionários e contratantes devem estar atentos a legislação ao fechar esse tipo de contrato.

Para te ajudar com isso, trouxemos alguns pontos que merecem atenção ao realizar uma contratação temporária:

 

O que caracteriza a contratação temporária?

 

Uma contratação se caracteriza como temporária quando uma pessoa física presta serviços a uma empresa por tempo determinado. Esses serviços são prestados a fim de atender à necessidade de substituição temporária de algum funcionário ou à demanda complementar de serviços.

 

Contrato

 

A duração do contrato de trabalho temporário é de, no máximo, nove meses, incluindo o tempo permitido de prorrogação:

 

  • Prazo Normal do Contrato: 180 dias;
  • Prazo de Prorrogação: 90 dias, sendo permitido somente mediante comprovação da necessidade de prorrogação.

 

Se, ao fim da contratação temporária, o empregador decidir continuar com o funcionário por período indeterminado, a data do vínculo empregatício contará a partir da assinatura do novo contrato, não levando em consideração o período temporário.  

Porém, nestes casos, o chamado período de experiência não é necessário. Isso porque o trabalhador já exerceu a função por tempo suficiente, já tendo a sua capacidade para o cargo comprovada.

 

Direitos do trabalhador temporário

 

A Lei 6.019/1974, regulamentada pelo Decreto 73.841/1974, prevê alguns direitos aos trabalhadores temporários. Porém, estes não diferem muito dos direitos de um funcionário efetivo. São direitos garantidos a um trabalhador em contratação temporária:

 

  • Salário equivalente ao recebido por funcionários efetivos que exerçam o mesmo cargo;
  • Direito a hora extra;
  • Jornada de oito horas;
  • Repouso semanal remunerado;
  • Seguro contra acidentes de trabalho;
  • Indenização por demissão sem justa causa, que corresponde a 1/12 do valor recebido como pagamento;
  • Férias e 13° salário proporcionais;
  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e contribuição previdenciária;
  • Vale Transporte e Alimentação.

 

Gravidez ou doença

 

Caso a trabalhadora engravide, a súmula 244 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) atribui estabilidade provisória a ela. Contudo, existem algumas divergências de interpretações a respeito desta estabilidade no Contrato de Trabalho Temporário.

Do mesmo modo, caso um funcionário fique doente, a súmula 378 do TST concede estabilidade a ele. Todavia, também existem divergências sobre o alcance dessa súmula ao trabalhador temporário.

 

Enfim, para realizar uma contratação temporária é necessário seguir à legislação vigente para este tipo de contrato. Para te ajudar com isso, nossa equipe é composta por advogados gabaritados na área trabalhista. Entre em contato conosco e saiba mais.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.