Blog

Contratação CLT ou PJ, qual é o melhor para minha empresa?

11 de agosto

O cenário econômico brasileiro vem sofrendo diversas transformações, que acabam influenciando em mudanças no mercado e formas de trabalho.

Muitos empresários estão optando por deixar de lado a contratação CLT e valorizam profissionais prestadores de serviços. 

Essa atitude não está sendo bem vista apenas por empresas, muitas pessoas encontram vantagens em mudar sua forma de contratação.

É claro que ambos os regimes tem seu lado positivo e negativo, entretanto cada empresa ou empregado deve avaliar seus objetivos e sua forma de trabalho para saber qual irá trazer mais vantagens.

Se você tem alguma dúvida ainda sobre qual é o melhor método de contratação para a sua empresa, acompanhe a leitura e saiba mais!

 

PJ – Pessoa Jurídica

O regime de pessoa jurídica precisa conter uma pessoa física responsável e uma finalidade, seja ela a prestação de serviços, produção ou comercialização de produtos.

O processo para conquistar o CNPJ e dar os primeiros passos como um PJ pode ser feito pela internet, a classificação do profissional para realizar a prestação de serviços será MEI (Micro Empreendedor Individual).

Confira as principais vantagens e desvantagens desse regime tributário:

 

Vantagens:

  • Não precisa arcar com despesas de contratação CLT, possibilitando negociar salários maiores;
  • Autonomia para horários, oferecendo maior liberdade ao prestador de serviços;
  • Se a empresa estiver insatisfeita com os serviços oferecidos, o contrato pode ser cancelado;

 

Desvantagens:

  • Assim como a empresa, se o prestador de serviços estiver insatisfeito, pode cancelar o contrato respeitando suas cláusulas; 
  • O profissional pode prestar serviços para diferentes empresas;

 

CLT – Consolidação das Leis do Trabalho

A contratação CLT garante ao empregado diversos direitos e deveres por parte do empregador, como: FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), 13º salário, férias remuneradas, previdência social, vale-refeição, entre outros.

Esse regime foi criado para evitar que empresários abusem dos seus empregados e que as leis sejam respeitadas garantindo o direito de cada membro de sua equipe.

Manter os empregados seguindo as regras da contratação CLT acarreta salários mais baixos, devido ao custo para manter o empregado, logo que o valor que sai do bolso do empregador é quase o dobro do salário estabelecido.

Confira as principais vantagens e desvantagens desse método de contratação:

 

Vantagens

  • Empregado com dedicação exclusiva para a empresa;
  • Alto custo para contratação e salários;
  • Em caso de demissão, o empregado pode realizar o saque do FGTS;
  • Auxílio-desemprego, de acordo com o tempo mínimo de trabalho registrado;
  • Se o empregado sair por conta própria, precisa cumprir com o aviso prévio;

 

Desvantagens 

  • Despesas que devem ser pagas para manter um funcionário nesse regime;
  • Oferecer salários menores por conta de despesas obrigatórias;
  • Se a empresa estiver insatisfeita com os serviços prestados pelo empregado, deverá informar a demissão e ser cumprido o aviso prévio ou o empregador precisa arcar com mais essa despesa;

 

Cada regime de contratação tem suas vantagens e desvantagens. A melhor forma de encontrar o modelo ideal para a sua empresa é avaliando o segmento e como é o relacionamento com a sua equipe.

Seja PJ ou CLT, uma boa relação trabalhista se constrói com muito respeito e confiança. Mas para a segurança de ambos os lados, é importante que o contrato seja bem escrito e ambos estejam cientes de suas regras e consequências.

 

Acompanhe o nosso blog e mantenha-se atualizado com dicas para auxiliar a sua empresa.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.