Blog

Conheça a prática de Quarteirização

28 de setembro

Entenda como é feita e quais suas vantagens e desvantagens

A quarteirização, segundo especialistas, é uma evolução da terceirização. Ela acontece quando uma empresa contratada para prestar serviços terceirizados, contrata outra empresa para suprir alguma demanda no trabalho. Desde o final de março de 2017, com a aprovação da lei que permite mudanças na terceirização, a quarteirização é permitida por lei.

Os defensores da prática afirmam que ela traz muitas vantagens. Quem contrata o serviço não se preocupa com salário, décimo terceiro, auxílio alimentação e outros direitos trabalhistas, que ficam por conta da empresa quarteirizada. Além disso, com a prática, não há queda na qualidade do serviço. Já que contratam-se pessoas especializadas em determinada área.

Entretanto, existem algumas críticas a esse tipo de contratação. Para as centrais sindicais, a quarteirização torna o trabalho precário e os salários ainda menores. Sendo assim um retrocesso aos direitos do trabalhador.

Conceitos de quarteirização

Atualmente, existem três conceitos de aplicação da quarteirização. Todos convergem para a mesma definição: uma empresa terceirizada que terceiriza um serviço. Entretanto, existem algumas diferenças.

 

  • Gestão administrativa

 

Nessa prática, a gestão das relações com os prestadores de serviço em um determinado projeto, ou contrato, é passado a uma outra empresa, ou pessoa, especializada nisso. Ela é feita para que a empresa não precise contratar uma pessoa para administrar e mantenha o foco em seu negócio.

 

  • Suprir demandas

 

Nesta segunda ideia, a empresa terceirizada precisa de uma função muito específica em determinado projeto. Para não contratar mais um funcionário, ela contrata outra empresa, especializada no assunto, e supre assim sua demanda. Garante-se, dessa forma, que a demanda será suprida com um profissional que entende realmente do assunto e não se tem a despesa de contratação de um novo funcionário.

 

  • Contratação de terceiros já prevista

 

Por fim, a aplicação da quarteirização pode se dar quando uma empresa já prevê em seu contrato que precisará de uma outra empresa durante a prestação de serviços. Assim, apesar de prestar muitos serviços, sabe-se que a empresa é especialista em determinado assunto. Portanto, para vencer as demandas o contratante sabe que a empresa precisará quarteirizar o serviço.

 

Qualquer que seja o conceito, é importante que a empresa mantenha-se organizada na gestão dessas contratações, para manter a qualidade do seu serviço.

Com a regulamentação da prática, o trabalhador tem seus direitos garantidos e é uma nova oportunidade de geração de empregos e renda.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.