Blog

Conheça a prática de Quarteirização

28 de setembro

Entenda como é feita e quais suas vantagens e desvantagens

A quarteirização, segundo especialistas, é uma evolução da terceirização. Ela acontece quando uma empresa contratada para prestar serviços terceirizados, contrata outra empresa para suprir alguma demanda no trabalho. Desde o final de março de 2017, com a aprovação da lei que permite mudanças na terceirização, a quarteirização é permitida por lei.

Os defensores da prática afirmam que ela traz muitas vantagens. Quem contrata o serviço não se preocupa com salário, décimo terceiro, auxílio alimentação e outros direitos trabalhistas, que ficam por conta da empresa quarteirizada. Além disso, com a prática, não há queda na qualidade do serviço. Já que contratam-se pessoas especializadas em determinada área.

Entretanto, existem algumas críticas a esse tipo de contratação. Para as centrais sindicais, a quarteirização torna o trabalho precário e os salários ainda menores. Sendo assim um retrocesso aos direitos do trabalhador.

Conceitos de quarteirização

Atualmente, existem três conceitos de aplicação da quarteirização. Todos convergem para a mesma definição: uma empresa terceirizada que terceiriza um serviço. Entretanto, existem algumas diferenças.

 

  • Gestão administrativa

 

Nessa prática, a gestão das relações com os prestadores de serviço em um determinado projeto, ou contrato, é passado a uma outra empresa, ou pessoa, especializada nisso. Ela é feita para que a empresa não precise contratar uma pessoa para administrar e mantenha o foco em seu negócio.

 

  • Suprir demandas

 

Nesta segunda ideia, a empresa terceirizada precisa de uma função muito específica em determinado projeto. Para não contratar mais um funcionário, ela contrata outra empresa, especializada no assunto, e supre assim sua demanda. Garante-se, dessa forma, que a demanda será suprida com um profissional que entende realmente do assunto e não se tem a despesa de contratação de um novo funcionário.

 

  • Contratação de terceiros já prevista

 

Por fim, a aplicação da quarteirização pode se dar quando uma empresa já prevê em seu contrato que precisará de uma outra empresa durante a prestação de serviços. Assim, apesar de prestar muitos serviços, sabe-se que a empresa é especialista em determinado assunto. Portanto, para vencer as demandas o contratante sabe que a empresa precisará quarteirizar o serviço.

 

Qualquer que seja o conceito, é importante que a empresa mantenha-se organizada na gestão dessas contratações, para manter a qualidade do seu serviço.

Com a regulamentação da prática, o trabalhador tem seus direitos garantidos e é uma nova oportunidade de geração de empregos e renda.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.