Blog

Compliance Trabalhista – Entenda a importância desse programa para as empresas

02 de fevereiro

Melhorar as relações do empregador com o empregado dentro de uma empresa é fundamental para a longevidade do negócio.

Existem diversas maneiras de aperfeiçoar esse tipo de relação, uma delas é através da Compliance trabalhista.

E como isso funciona na prática? A seguir, daremos mais detalhes sobre o que é a Compliance trabalhista e a sua importância para as empresas, acompanhe!

 

Compliance Trabalhista –  O que é?

 

A palavra “compliance” significa agir de acordo com a lei, ou seja, o programa de Compliance Trabalhista surge para garantir que as normas presentes nas Leis Trabalhistas estão sendo executadas adequadamente dentro de uma empresa.

Com isso, o programa visa prevenir problemas e resolver conflitos trabalhistas antes mesmo de virarem ações judiciais.

 

Compliance Trabalhista –  Como funciona?

 

A gestão do programa será feita por um comitê, com representantes do departamento de recursos humanos, jurídico trabalhista, administração e ouvidoria.

Essa equipe será responsável por identificar possíveis falhas e sugerir soluções para eventuais problemas envolvendo os direitos do trabalhador.

Além disso, através desse programa, é criado um canal interno de denúncias, para que os funcionários façam reclamações, relatem casos de corrupção ou noticiem o descumprimento das regras trabalhistas.

Assim, fica mais fácil identificar os problemas, surgindo a oportunidade de sanar ou minimizar as inconsistências rapidamente.

 

A importância do programa

 

Implementar o programa de compliance trabalhista é extremamente importante, pois irá beneficiar a empresa em muitos aspectos.

 

Saúde financeira

 

Uma das vantagens está relacionada à saúde financeira.

Processos trabalhistas podem custar muito caro, caso a empresa seja condenada em uma dessas ações, terá que arcar com todos os custos do processo, incluindo eventuais indenizações por danos morais.

São valores altos que podem comprometer totalmente o orçamento da instituição.

Diminuindo esses riscos, ocorre um aumento nos ganhos da empresa e a probabilidade de sucesso no mercado é ampliada, tornando o negócio mais atrativo para possíveis investidores.

 

 Reputação da empresa

 

Outra vantagem é a melhoria da reputação. Uma empresa que está compromissada em executar a lei da melhor forma e preocupada com o bem-estar dos seus trabalhadores, ganha destaque e relevância no mercado.

Ao seguir esse programa, ela estará garantindo o seu comprometimento em mitigar riscos e preservar valores éticos e morais.

 

Aumento da produtividade

 

Estar de acordo com todas as leis promove um ambiente muito melhor de trabalho, os funcionários irão se sentir mais seguros e motivados para realizar suas atividades. Isso ocasiona um aumento na produtividade.

Empregados satisfeitos trabalham melhor e se engajam mais com a empresa, trazendo bons resultados continuamente. Portanto, instituir o programa de compliance trabalhista dentro da empresa é mais do que necessário.

Atuar conforme a lei e priorizar boas práticas trabalhistas diminuirá o número de ações trabalhistas e ajudará na reputação da empresa perante os seus empregados, colaboradores e investidores.

 

Fique por dentro das questões jurídicas empresariais acompanhando o nosso blog!

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.