02 de fevereiro
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Melhorar as relações do empregador com o empregado dentro de uma empresa é fundamental para a longevidade do negócio.
Existem diversas maneiras de aperfeiçoar esse tipo de relação, uma delas é através da Compliance trabalhista.
E como isso funciona na prática? A seguir, daremos mais detalhes sobre o que é a Compliance trabalhista e a sua importância para as empresas, acompanhe!
A palavra “compliance” significa agir de acordo com a lei, ou seja, o programa de Compliance Trabalhista surge para garantir que as normas presentes nas Leis Trabalhistas estão sendo executadas adequadamente dentro de uma empresa.
Com isso, o programa visa prevenir problemas e resolver conflitos trabalhistas antes mesmo de virarem ações judiciais.
A gestão do programa será feita por um comitê, com representantes do departamento de recursos humanos, jurídico trabalhista, administração e ouvidoria.
Essa equipe será responsável por identificar possíveis falhas e sugerir soluções para eventuais problemas envolvendo os direitos do trabalhador.
Além disso, através desse programa, é criado um canal interno de denúncias, para que os funcionários façam reclamações, relatem casos de corrupção ou noticiem o descumprimento das regras trabalhistas.
Assim, fica mais fácil identificar os problemas, surgindo a oportunidade de sanar ou minimizar as inconsistências rapidamente.
Implementar o programa de compliance trabalhista é extremamente importante, pois irá beneficiar a empresa em muitos aspectos.
Uma das vantagens está relacionada à saúde financeira.
Processos trabalhistas podem custar muito caro, caso a empresa seja condenada em uma dessas ações, terá que arcar com todos os custos do processo, incluindo eventuais indenizações por danos morais.
São valores altos que podem comprometer totalmente o orçamento da instituição.
Diminuindo esses riscos, ocorre um aumento nos ganhos da empresa e a probabilidade de sucesso no mercado é ampliada, tornando o negócio mais atrativo para possíveis investidores.
Outra vantagem é a melhoria da reputação. Uma empresa que está compromissada em executar a lei da melhor forma e preocupada com o bem-estar dos seus trabalhadores, ganha destaque e relevância no mercado.
Ao seguir esse programa, ela estará garantindo o seu comprometimento em mitigar riscos e preservar valores éticos e morais.
Estar de acordo com todas as leis promove um ambiente muito melhor de trabalho, os funcionários irão se sentir mais seguros e motivados para realizar suas atividades. Isso ocasiona um aumento na produtividade.
Empregados satisfeitos trabalham melhor e se engajam mais com a empresa, trazendo bons resultados continuamente. Portanto, instituir o programa de compliance trabalhista dentro da empresa é mais do que necessário.
Atuar conforme a lei e priorizar boas práticas trabalhistas diminuirá o número de ações trabalhistas e ajudará na reputação da empresa perante os seus empregados, colaboradores e investidores.
Fique por dentro das questões jurídicas empresariais acompanhando o nosso blog!
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