Blog

Como reter e atrair talentos para sua empresa usando o contrato de “Stock Options”

22 de julho

O stock options é uma modalidade de contrato empresarial que funciona como uma ferramenta para alinhar os interesses das empresas aos interesses de seus empregados chaves, que possuem cargos executivos.  

Por meio desse mecanismo, os empregados, caso cumpram as metas ou os prazos estabelecidos, podem adquirir uma participação societária progressiva sobre o negócio, isto é, são capazes de adquirir ações/quotas, se tornando sócios, mesmo que minoritários. 

Ao conciliar os interesses dos acionistas e dos administradores da empresa, o contrato de stock options tem o objetivo de evitar o chamado “conflito de agência”, que se trata do confronto de objetivos entre ambos os lados.  

 

Qual o objetivo do stock options? 

 

O stock options incentiva profissionais a serem mais produtivos em suas atividades, pois com uma melhor performance, ele aumenta o lucro da empresa e quando a empresa tem um maior lucro, a cotação de suas ações também aumenta. 

 

Fazendo com que o profissional se sinta parte do negócio, e aumente sua vontade de trazer mais e mais lucro para a companhia. 

 

Essa é uma forma de reter bons e talentosos profissionais dentro do quadro das empresas. Vale ressaltar que existe um período mínimo para que o sócio exerça o seu direito a compra, então o empregado não pode simplesmente se desligar da empresa após a compra das ações. 

 

Sendo assim, os interesses dos acionistas e dos empregados são alinhados. Dessa forma, todos se empenham para o crescimento da companhia. 

 

Como funciona o stock options? 

 

O pacote de remuneração de ações para empregados funciona através de opções de ações concedidas a empregados específicos de uma companhia. 

 

Esses pacotes de remuneração oferecem ao seu titular o direito de comprar uma determinada quantidade de ações da empresa a um preço determinado, normalmente abaixo do negociado naquele momento por um período. 

 

O que quer dizer é que o empregado da empresa que é stock options poderá ter a oportunidade de ter parte do seu salário atrelado aos resultados da companhia em que trabalha. 

 

Geralmente, os gestores que recebem essa oportunidade esperam por um período determinado de carência para que eles possam efetivamente comprar a ação da companhia. 

 

Por fim, é bastante óbvio que os acionistas de uma empresa objetivem que o seu patrimônio cresça ao longo do tempo. Para isso, recompensem os seus empregados com parte desses ganhos de capital. 

 

Por fim, quando bem elaborados em um contrato, a política de stock options estimula os resultados de longo prazo em uma empresa. 

 

E como vimos, esse tipo de incentivo faz toda diferença na atração e manutenção de um quadro de empregados capacitado e proativo na solução de problemas da empresa. 

 

Vale a pena fazer stock options? 

 

Uma opção de compra de ações permite que um empregado de uma empresa compre ações da empresa a um preço mais atraente do que se pudesse comprá-las diretamente no mercado de ações. 

 

Então, de um ponto de vista puramente financeiro, esta é uma forma de comprar ações desta empresa a um preço mais atrativo. 

 

No entanto, esse mecanismo só é útil se os operadores possuírem confiança na operação de longo prazo da empresa e nos benefícios mútuos. Isso ocorre porque eles geralmente precisam esperar um certo tempo antes de poder vender suas ações. 

 

Ou seja, não é possível comprar as ações a um preço mais barato e simplesmente vendê-las no mercado. Os lucros por meio desse mecanismo são derivados do crescimento de longo prazo proporcionado pela empresa. 

 

Vale ressaltar também que um dos maiores princípios de investimento é a diversificação. E ter a maior parte da riqueza em uma empresa viola esse princípio. 

 

Consequentemente, todos têm que avaliar se vale a pena aderir a este programa ou não. Fatores como diversificação de risco devem ser considerados, visão de longo prazo, estratégia de investimento e outros. 

 

Continue acompanhando nosso blog da Machado Guedes Advogados Associados para mais conteúdos informativos relacionados a Direito!  

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.