Blog

Como lidar com a perda ou dano da Carteira de Trabalho

24 de janeiro

A perda ou dano da Carteira de Trabalho (CTPS) é uma situação que pode ocorrer com qualquer pessoa. No entanto, é crucial recuperar os registros trabalhistas contidos no documento, pois o acesso aos benefícios garantidos por lei depende de uma CTPS devidamente registrada.

Perda ou dano da Carteira de Trabalho

Se você perdeu seu documento, o primeiro passo é abrir um Boletim de Ocorrência (B.O.) em uma delegacia de polícia. Em seguida, você deve ir ao local de emissão da CTPS, geralmente oferecido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da sua região ou qualquer outra instituição trabalhista que atenda seu estado.

Se a sua Carteira foi danificada, não será necessário fazer um B.O., mas você precisará solicitar a 2ª via. Não se esqueça de verificar a documentação necessária para esse procedimento, como uma foto 3×4 recente, certidão de nascimento, casamento ou carteira de identidade.

Recuperando as informações

A nova carteira não terá as informações dos empregos anteriores, pois o documento será emitido em branco. Para recuperar as informações perdidas, você deve comparecer à Superintendência Regional do Trabalho ou a algum Posto de Atendimento ao Trabalhador, levando consigo comprovantes de seus trabalhos anteriores, como recibo do recolhimento do FGTS, homologação dos antigos empregos, comprovantes de seguro desemprego, contracheques ou recibo de férias.

Se a empresa onde você trabalhou não existir mais, você deve buscar auxílio na Junta Comercial, na Superintendência ou na Justiça do Trabalho.

Datas e prazos

Não há um prazo determinado para solicitar uma nova Carteira de Trabalho, mas é recomendável fazer isso o mais rápido possível. Se você encontrar a carteira perdida após emitir a 2ª via, poderá escolher qual delas manterá, desde que estejam em conformidade.

Carteira de Trabalho Digital

A CTPS Digital substitui a versão em papel da Carteira. Esta é uma opção para quem costuma perder documentos com frequência. Além disso, ela facilita os procedimentos trabalhistas, pois agiliza o acesso às informações.

Você pode solicitar a versão eletrônica acessando o site.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.

Uso de cookies

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.