26 de setembro
Compartilhe
Com o objetivo de se fortalecer e alcançar novas perspectivas de negócio, algumas empresas decidem se unir através do processo de fusão societária. A fusão empresarial é bastante comum, já que é uma forma muito eficaz de superar a concorrência e engrandecer uma marca.
No texto a seguir, explicaremos um pouco mais sobre esse processo e como ele funciona, acompanhe!
A fusão societária acontece quando duas ou mais empresas se unem, deixando de existir individualmente e formando uma nova e única sociedade. O controle administrativo normalmente fica nas mãos da empresa que for maior ou mais relevante.
Essa fusão se divide em cinco tipos:
– horizontal — quando as empresas fundidas são do mesmo setor;
– vertical — quando os negócios de cada empresa se complementam;
– conglomeração — quando as empresas fundidas possuem atividades totalmente distintas;
– extensão de mercado — quando as empresas produzem o mesmo produto, mas operam em mercados diferentes;
– extensão de produto — quando os produtos das empresas se relacionam e operam no mesmo mercado.
Vale lembrar também que, é muito importante que tudo esteja bem claro e definido antes de dar início ao acordo. É necessário que esse procedimento seja feito através de uma assembleia geral de sócios em cada uma das empresas.
A fusão societária acontece frequentemente no universo empresarial, já que proporciona muitas vantagens econômicas e ganhos de mercado.
A união das empresas provoca um aumento nas oportunidades de negócio, consequentemente gerando mais receita. Geralmente os resultados são bem satisfatórios, sendo bem mais vantajoso do que operar isoladamente.
Quando há uma fusão, os custos são otimizados, aumentando o lucro e diminuindo as despesas. Com a nova estrutura formada em conjunto, fica muito mais fácil administrar a empresa como um todo.
Novos nichos de mercado podem ser atingidos já que a fusão empresarial une dois públicos-alvo. Esse fato fortalece o empreendimento, aumentando a abrangência da marca e as chances de conversão de vendas.
A combinação das diferentes áreas de atuação possibilita o alcance de vários mercados e públicos diferentes, expandindo as possibilidades de negócios.
Diante de um mercado tão competitivo, é essencial que as empresas usem as melhores estratégias para se destacarem diante da concorrência. A fusão societária traz bons resultados e proporciona uma melhora substancial no corpo de uma instituição.
Continue acompanhando o nosso Blog para mais informações sobre direto.
Compartilhe