26 de maio
Compartilhe
Uma empresa que surge a partir de uma ideia diferente, potencialmente escalável e em um cenário de incertezas. Entenda mais sobre neste texto.
Startup é uma empresa de base tecnológica, com um modelo de negócios repetível, escalável e sustentável, que vive em um cenário de riscos e incertezas. Elas podem atuar em diferentes áreas e mercados, e utilizam a tecnologia como a base para as suas operações.
Um erro comum das pessoas é associar as startups a empresas digitais, mas elas não se limitam apenas a isso. Para ser considerada uma startup, é preciso que a empresa tenha uma proposta de negócio inovadora e com um grande potencial de crescimento.
O termo startup nasceu no Vale do Silício, na época chamada de “bolha da internet”, no início dos anos 1990, quando surgiram empresas gigantes como a Apple, o Google e o Facebook.
O modelo de negócio de uma startup, geralmente, é relacionado com tecnologia. Contudo, existe outras esferas em que elas atuam:
Primeiramente deve existir uma ideia inovadora, o empreendedor precisa desenvolver essa ideia, planejar de maneira estratégica o modelo de negócio para descobrir se ela é viável. Depois é o momento de verificar se sua ideia faz sentido para o público.
Um dos grandes desafios enfrentados pelas startups é o de conseguir investimentos financeiros para avançar com o projeto. Como já falado anteriormente, startups são empresas em estágio inicial que apresentam produtos ou serviços novos. Por isso, os investimentos são arriscados, já que não é possível saber ao certo a aceitação do público e se a startup irá de fato alavancar. Para conseguir crédito pelos meios tradicionais, como os bancos, torna-se mais difícil, além dos altos juros embutidos. Contudo existem projetos que financiam startups e instituições que oferecem programas de apoio.
Busque parceria, ter uma rede de contatos é essencial para alavancar sua ideia, além de também buscar apoio de mentores, que será de grande importância nesse processo.
Nem sempre. Elas só são mais frequentes na internet, pois a web torna o crescimento do negócio bem mais fácil, rápido e barata, além de possibilitar a venda repetível. Um grupo com uma patente ousada e inovadora também pode ser uma startup, desde que seja um negócio escalável e repetível.
Lembre-se, toda startup é fundada em uma ideia inovadora. Atente-se as tendências, observe o cenário futuro e comunique-se com as pessoas para entender o que está faltando no mercado.
Continue acompanhando nosso blog da Machado Guedes Advogados Associados para mais conteúdos informativos relacionados a Direito!
Compartilhe